Estreia esta semana “Desculpa! Uma História Sobre Bullying”. Assista ao trailer português.

Trailer português do filme Descupa! Uma História sobre Bullying

Em vésperas do Dia Mundial do Combate ao Bullying, que se assinala no dia 20 de outubro, a associação cultural Zero em Comportamento/Projectos Paralelos vai estrear comercialmente na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, no Cinema City Campo Pequeno, o filme holandês “Desculpa! Uma História Sobre Bullying” (Spijt!), do realizador Dave Schram.

A trama do filme segue Jochem (Stefan Collier),um jovem que é vítima de bullying pelos seus colegas de escola. David (Robin Boissevain) evita participar nos ataques a Jochem, mas também não tem coragem de denunciar a situação. Uma manhã, o diretor da escola conta à turma que Jochem não voltou para casa depois de uma festa. David sente‐se culpado e juntamente com outra colega vai à procura de Jochem para lhe dizer que está arrependido. Mas será que é tarde demais?

Esta história não verídica, infelizmente é igual a tantas outras, demasiadas comuns para serem ignorada e como tal, a Zero em Comportamento promove uma série de debates para discutir com profundidade quais as estratégias mais adequadas para prevenir e combater esta situação que, normalmente, tem raízes mais profundas do que apenas as que aparenta.

Depois da estreia na capital, o filme “circulará por todo o país em sessões especialmente pensadas para as escolas”, disse Rui Pereira, diretor da Zero em Comportamento, que há duas décadas trabalha na área do cinema e nos últimos cinco anos se dedicou ao público juvenil e infantil.

A associação estabeleceu um protocolo com os cinemas City, NOS e Castello Lopes que aceitaram exibir a película em sessões especiais, em que cada bilhete custa quatro euros, que podem ser agendadas para qualquer dia da semana de manhã, bastando para isso um contacto por parte dos professores interessados. Depois da projeção do filme, os alunos são convidados a participar em vários debates sobre o tema que permitirá discutir a problemática assim como analisar estratégias para prevenir e combater este tipo de situações.

Artigos relacionados