“Eunice e Ruy – Viagem ao Princípio”: RTP1 estreia documentário com Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho

A RTP1 estreia esta segunda-feira, 27 de junho, às 22:30h, o documentário “Eunice e Ruy – Viagem ao Princípio“, um filme desenvolvido por Luís Filipe Borges, Luís Hipólito e Ricardo Clara Couto, com produção da Clara Amarela Films, protagonizado por dois nomes incontornáveis do teatro português: Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho.

O filme foi exibido em antestreia no dia 5 de junho, no salão de teatro do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas em Oeiras, num evento que juntou cerca de oitenta pessoas. Para o guionista Luís Filipe Borges foi “uma uma experiência muito intensa e foi muito emocionante. Acho que não havia um olho seco naquela sala no final da sessão e evidente que a emoção teve a ver com o momento, com o facto de a Eunice já não estar entre nós. É a parte que nos dói mais no coração. Por uma questão de dias não chegou a ver este documentário.” Recordamos que a atriz faleceu a 15 de abril, aos 93 anos.

Durante cerca de 55 minutos, este documentário singular que reúne Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho leva-no numa viagem às origens do teatro e em simultâneo às raízes dos dois atores cujas carreiras se cruzaram várias vezes ao longo das décadas.

Filmado em palcos históricos como o Teatro Nacional D. Maria II, o Trindade e o Teatro Romano de Mérida, ou na intimidade de camarins e casas dos próprios, “Viagem ao Princípio” apresenta Eunice e Ruy em contracena consigo mesmos, literal e metaforicamente, e faz uma retrospetiva das suas carreiras profissionais.

O documentário é uma última aventura lado a lado de dois monstros sagrados, juntos, uma vez mais nos palcos e na vida. Uma negação do biopic académico através do cruzamento de histórias dos dois velhos companheiros e amigos numa narrativa final, um último desafio, uma aventura a dois, um retorno ao início de tudo. As cartas que trocam entre si, encenação da realidade, dão-nos a conhecer o seu extraordinário percurso.

“Foi um privilégio e um orgulho escrever este argumento pela razão óbvia de estarmos a lidar com estas pessoas com talentos extraordinários. Espero que quem vir este trabalho pense: que bonita homenagem, que magnífica maneira de demonstrar a vida dos atores. É que nunca mais vamos ver a Eunice Muñoz e o Ruy de Carvalho juntos. Queremos que as pessoas fiquem com a sensação de uma grande despedida que lhes está a ser dada”, disse Luís Borges.

“Eunice e Ruy – Viagem ao Princípio” pode também ser visto através da RTP Play no mesmo horário. Assista ao trailer:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados