Fantasporto 2016: Secção competitiva arranca na sexta-feira

fantasporto 2016_programa 26 fevereiro

A 36.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, já teve início na passada segunda-feira, com o pré-Fantas, mas a secção competitiva vai arrancar na próxima sexta-feira, no Teatro Municipal Rivoli, na cidade do Porto.

De 26 de fevereiro até ao dia 6 de março, o festival vai apresentar 158 filmes, em representação de 40 países, dos quais, 43 são estreias mundiais e europeias. No evento, vão estar presentes inúmeras personalidades da indústria cinematográfica mundial.

Na sessão de abertura do Fantas 2016, vai ser exibido em antestreia mundial, o filme português ‘Gelo‘, de Luís e Gonçalo Galvão Teles e na de encerramento, um dos pontos mais altos do festival, com a exibição no auditório principal da obra ‘Before the Rain’, do realizador macedónio Milcho Manchevski, que vai receber o Prémio Carreira Fantasporto.

Devido à longa programação do certame, Film PT vai apresentar com dois dias de antecedência, a programação diária do Fantas, com os detalhes sobre cada filme, local e hora de exibição, assim como o trailer, se estiver disponível, para que vá a tempo de assistir ao filme da sua preferência.

Os bilhetes estão à venda nas bilheteiras do Teatro Rivoli e também online. Cada entrada custa 5 €, exceto as sessões de abertura e encerramento, que custam 6€. Se comprar dois bilhetes para uma das sessões, cada bilhete fica a 3,5 euros.

Confira o alinhamento para o dia 26 de fevereiro:

GRANDE AUDITÓRIO

21:00 h Gelo

filme geloRealizador: Luis e Gonçalo Galvão Teles
Portugal – 106’
Com Ivana Baquero, Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Ivo Canelas e Ruth Gabriel.

Concebida a partir do ADN de um cadáver congelado com mais de 20.000 anos, Catarina cresce encerrada num palácio isolado, sob a tutela de Samuel, um investigador da VIDA FUTURA que a usa como cobaia num projeto sobre a imortalidade humana. Uma jovem estudante de cinema, Joana, só Joana, apaixona-se por Miguel, um colega mais velho obcecado pelo Gelo, paixão que acaba súbita e tragicamente durante uma viagem iniciática de ambos ao cume de uma montanha nevada.

23:15 h Into the Forest

into-the-forestRealizadora: Patrícia Rozema
Canadá – 102′
Com: Ellen Page, Evan Rachel Wood, Max Minghella

Num futuro não muito distante, as jovens irmãs Nell (Page) e Eva (Wood), vão viver com seu pai numa modesta casa no alto das montanhas, na Costa Oeste. De repente, ficam sem gasolina e o sistema de energia solar deixa de funcionar. A rádio fala de terrorismo, avaria técnica, doenças e violência descontrolada, mas a radiodifusão também se cala e é o silêncio absoluto. Descobrem então que o mundo está à beira do apocalipse, onde o rumor é o único guia, a confiança é escassa e a solidão insuportável. Mergulhadas na mais profunda vida primitiva, as irmãs vão testar a sua resistência e o seu vínculo.

(Trailer não disponível)

PEQUENO AUDITÓRIO

21:15 h The Nesting (Apparition)

The-NestingRealizador: Quinn Saunders
EUA – 86′
Com: Katrina Law, Jody Quigley, Lili Bordán

Quando a sua bela noiva, Lori (Law), morre num acidente, Doug (Quigley) isola-se numa casa rural, que deveria ter sido a casa da sua nova família. Atormentado pela tristeza e por lembranças trágicas, eventos sobrenaturais deixam Doug a temer pela sua sanidade, até que, consegue encontrar consolo e um breve alívio na companhia de sua nova vizinha Jamie (Bordán). Conforme os dois se aproximam, Doug arrasta Jamie com ele, para a profundeza dos acontecimentos cada vez mais horripilantes que libertam um horror psicológico na antiga casa rural.

23:15 h Livin’ Out Rock ‘n’ Roll

Livin_Out Rock _n_RollRealizador: Paolo Sedazzari
EUA, Reino Unido, Alemanha – 62′
Com: Billy Hunt, Captain Sensible, Charlie Harper, Dave Beal

Documentário sobre a história esquecida do rock londrino nos anos 80. A história dos Babysitters e the Last of Teenage Idols, contada pelos que lhes conseguiram sobreviver. Esta é uma cena que começou e girava em torno do epicentro da cena de rock de Londres, abaixo dos escritórios da Melody Maker em Holborn.

Saiba mais no site oficial do FANTASPORTO 2016.

Artigos relacionados