Fantasporto: 44ª edição arranca hoje com cerca de 100 filmes de 30 países

O Batalha Centro de Cinema vai acolher entre os dia 1 e 10 de março, a 44ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, um evento que dá destaque ao género fantástico, com uma programação que inclui cerca de 100 filmes oriundos de 30 países, todos em estreia nacional e 28 em antestreia europeia, internacional e até mesmo mundial.

Na sessão de abertura, que decorre esta sexta-feira, às 21:00h, será exibido o filme “Parece que Estou a +”(Testament), uma comédia canadiana do realizador Denys Arcand, que estreou-se mundialmente na Selecção Oficial do Festival de Cannes.

Filme “Parece que Estou a +” – © Takashi Seida via Outsider Films

Tal como nas anteriores, a edição 2024 incluirá 4 competições: a principal, o Cinema Fantástico com 30 longas e uma competição de curtas-metragens fantásticas, a Semana dos Realizadores, a Orient Express, dedicada a filmes asiáticos, e a competição do Prémio de Cinema Português.

Para os adeptos do terror mais clássico, o Fantas vai apresentar “The Forbidden Play”, o inovador e mais recente filme de Hideo Nakata, realizador de “The Ring”, bem como “Surrogate”, uma produção filipina de King Palisoc, o filme francês “Pandemonium”, de Quarxx, “The Well”, filme italiano de Federico Zampaglione, e ainda “Juego de Brujas”, do argentino Fabián Forte.

Filme “The Forbidden Play”

A organização destaca ainda a exibição em estreia mundial de “Heart Strings”, de Ate de Jong, e de “The Floor Plan”, de Junichi Ishikawa, com a presença do produtor do maior êxito de receitas japonês “Godzilla Minus One”.

Na competição de cinema português concorrem duas longas-metragens, o filme de ficção científica “Best Cop Ever”, de João Bruno, e “Carne, a Pegada Insustentável”, um documentário de Hugo Almeida. Fora de concurso, poderá ver “Titus”, baseado na tragédia sangrenta de Shakespeare, “Era uma Vez no Apocalipse”, com uma magnífica interpretação de Sérgio Godinho, “Maria José Maria”, de Chico Noras, e a curta-metragem “O Nosso Caminho”, de Pedro Gil Vasconcelos, premiada em inúmeros festivais.

A organização refere ainda que os temas abordados nos filmes deste ano vão ao encontro das problemáticas mais atuais, desde a tecnologia e desenvolvimento da Inteligência Artificial às alterações climáticas e à luta pelo poder, intercalados com histórias de amor e cinema de horror.

Filme “Creation of the Gods I: Kingdom of Storms”

Na sessão de encerramento, em que serão anunciados os vencedores e a respetiva entrega de prémios, será exibido “Creation of the Gods I: Kingdom of Storms”, uma superprodução vinda da China, realizada pelo cineasta Wuershan.

Para conhecer a programação completa do festival, bem como outras informações importantes, incluindo o preço dos bilhetes e como os adquirir, visite o site oficial do Fantasporto.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados