FantasPorto no Teatro Rivoli, a partir de 27 de fevereiro

A 35ª edição do FantasPorto – Festival Internacional de Cinema do Porto, vai realizar-se entre o dia 27 de fevereiro e 7 de março de 2015, no Teatro Municipal Rivoli.

São 10 as secções, quatro delas competitivas e com júris internacionais próprios, com cerca de 50 países representados, num total de 200 a 250 curtas e longas metragens e todos elas inéditas em Portugal, com exceção aos filmes que integram as homenagens e as retrospectivas.

Na edição de 2015, o Fantas vai homenagear Orson Welles, no ano comemorativo do centenário do seu nascimento, com a exibição da seu primeira obra lançada em 1941, ‘Citizen Kane’ (O Mundo a Seus Pés), considerado o melhor filme da história do cinema.

Haverá também tempo para reviver 2 nomes famosos da dança, Fred Astaire e Ginger Rogers, que vão ser recordados no filme ‘Top Hat’ de 1935 e que em Portugal foi intitulado de ‘Chapéu Alto.

Mas nem só de cinema vive este prestigiado festival portuense. Haverá palcos destinados a danças, conferências, debates, Q&A´s, exposições de artes plásticas, realizando-se em paralelo um mini Mercado do Filme.

Por lá passarão nomes sonantes do cinema e entre os cerca de 200 convidados, estarão Guillermo del Toro, Wim Wenders, John Hurt, Rosana Arquette, Danny Boyle, Ben Kingsley, Paul Schrader e muitos outros.

A anteceder a abertura do Fantas, vai decorrer entre os dias 24 e 26 de fevereiro, o Extreme Horror, um recente programa que certamente vai arrepiar os mais experientes fãs de filmes de terror.

Os bilhetes são vendidos online sendo as entradas a 5 euros, ou dois bilhetes a 7 euros, e passes para todas as sessões a 100 euros.

Durante os próximos dias, iremos divulgar a programação e em fases, devido à enorme programação que está estipulada.

Artigos relacionados