Exibido em antestreia em março de 2020 em Leiria, onde juntou várias entidades do clero, e agendado para estrear nas salas de cinema nacionais em abril do mesmo ano, o filme “Fátima“, do realizador italiano Marco Pontecorvo, acabou por não ser exibido em Portugal devido à pandemia da Covid-19.
Com ao alívio das restrições provocadas pelo novo coronavírus, a distribuidora Cinemundo já anunciou que o filme vai estrear nos cinemas a 7 de outubro, simultaneamente em Portugal, Espanha, França e América Latina.
Gravado em Portugal, o filme é baseado nas memórias da Irmã Lúcia e conta a história dos acontecimentos de Fátima, em 1917, retratando também o contexto político de então e as pressões que tentaram forçar os videntes a recontar a história do que tinham vivido.
Do elenco internacional fazem parte, entre outros, os atores portugueses Joaquim de Almeida, Lúcia Moniz, Alba Baptista, João Arrais, Filipa Areosa, Luísa Cruz, Iris Cayatte, Carla Chambel, Marco D’Almeida, Ana Moreira, Joana Pais de Brito, Joana Ribeiro, Isabel Ruth, Luísa Ortigoso e Laura Frederico, aos quais se juntam a brasileira Sônia Braga, o croata Goran Visnjic, os espanhóis Alejandra Howard, Stephanie Gil e Jorge Lamelas, e o norte-americano Harvey Keitel.
No filme, Lúcia, uma pastora de apenas 10 anos, e os seus dois primos mais novos, Jacinta e Francisco, têm visões de Virgem Maria, que lhes surge com uma mensagem de paz. As suas revelações inspiraram dezenas de milhares de fiéis que se deslocaram até Fátima, na esperança de testemunhar um milagre, mas não agradaram à Igreja e ao Governo de Portugal, que tentaram forçá-los a recontar a sua história. O que se viveu em Fátima mudou para sempre as suas vidas…
Assista ao trailer legendado e não perca a estreia de “Fátima” nos cinemas.