Festa da curta-metragem está de volta com a 9ª edição de “O Dia Mais Curto”

O Dia Mais Curto A Grande festa da curta-metragem 2021

A Agência da Curta Metragem organiza pelo nono ano consecutivo “O Dia Mais Curto“, a grande festa da curta-metragem, que percorre todo o país com mais de 100 sessões que podem ser vistas no cinema, auditórios, estações de metro… ou até mesmo no aconchego do sofá.

A iniciativa, que celebra o dia mais curto do ano em Portugal, um fenómeno astronómico que acontece todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, quando o solstício de Inverno anuncia a chegada da estação mais fria do hemisfério norte do globo terrestre, é atualmente celebrada simultaneamente em dezenas de países.

Ao longo do mês de dezembro, a organização propõe este ano quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul de Portugal, com múltiplas sessões de cinema em várias localidades, entres as quais, Amadora, Arcos de Valdevez, Aveiro, Barcelos, Braga, Coimbra, Covilhã, Elvas, Faro, Figueira da Foz, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Maia, Marco de Canavezes, Mondim de Basto, Oliveira do Hospital, Ovar, Porto, São Brás de Alportel, Setúbal, Tomar, Vila do Conde e Vila Real.

De acordo com a organização, o programa “Curtas do Mundo” propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. O programa “Novas Curtas Portuguesas” é uma oportunidade para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), prometem muita animação a par da educação pela imagem.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.

Para mais informações, consulte o site oficial de “O Dia Mais Curto“.

Artigos relacionados