Festa do Avante!: Conheça os filmes que vão ser exibidos no CineAvante’2019

Cinema na Festa do Avante 2019

A Festa do Avante!, o maior evento político-cultural realizado em Portugal organizado pelo Partido Comunista Português, está de regresso para mais uma edição na Quinta da Atalaia, na freguesia de Amora, concelho do Seixal. No três dias do fim de semana de 6 a 8 de setembro, o público presente nesta festa política poderá assistir não só a eventos culturais, desportivos e musicais, mas também a várias sessões de cinema.

No dia de abertura do evento, a 6 de setembro (sexta-feira), a programação do CineAvante’2019 arranca com a exibição de “Parque Mayer“, o mais recente filme de António-Pedro Vasconcelos, uma história de amores cruzados e inesperados e das vozes que se levantam contra a opressão, recuperando a memória de uma época onde alguns tiveram a coragem de avisar que as nuvens negras do fascismo se aproximavam.

No sábado, 7 de setembro, há muito e bom cinema para ver. Às 13:00 h, é exibido “As Armas e o Povo“, um documentário do Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, que retrata o período entre os dias 25 de Abril de 1974 e o Primeiro de Maio. Segue-se às 14:30h, “Le Drôle de Mai: Crónica dos Anos da Lama“, uma crónica de um bairro de lata em Maio de 1968. O filme articula-se em torno do relato de um homem em busca das histórias dos imigrantes portugueses tomados pela turbulência dos acontecimentos. Este espaço documental continua com a projeção de “Bostofrio“, às 16:00h. O filme do realizador Paulo Carneiro é composto por uma série de entrevistas, tão íntimas quanto divertidas, sobre quem era, e como era, o seu avô, com os habitantes de Bostofrio, uma pequena aldeia no concelho de Boticas, distrito de Vila Real.

A partir das 17:30h é a vez da curta-metragem “Past Perfect“, de Jorge Jácome, seguindo-se às 18:00h, “15 Memórias do Fogo“, de Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira. Ao fim da tarde, a partir das 19:00h, será apresentada a coprodução entre Portugal e Brasil, “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos“, de João Salaviza e Renée Nader Messora, centrado em Ihjãc, um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito do seu falecido pai, sente-se na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade. A encerrar este dia, às 21:00h, será exibido “O Silêncio dos Outros“, de Almudena Carracedo e Robert Bahar, que mostra a luta épica das vítimas dos 40 anos da ditadura de Franco, em Espanha, que continuam hoje a procurar justiça.

No domingo, 8 de setembro, o último dia da festa começa com “Gaza“, às 13:00h, curta documental de Carlos Bover Martínez e Julio Pérez del Campo, uma viagem a Gaza, onde se mostra a violação dos direitos humanos que sofrem os seus habitantes. 30 minutos depois tem início “Lá Longe“, de David Mira, seguindo-se às 14:30h, a longa-metragem “Terra Franca“, de Leonor Teles, que retrata a vida de Albertino Lobo, um pescador que vive numa numa antiga comunidade piscatória, à beira do rio Tejo. As exibições cinematográficas encerram em grande com “Raiva“, de Sérgio Tréfaut, a partir das 16:00h, um conto negro sobre o abuso e a revolta, adaptado de “Seara de Vento”, de Manuel da Fonseca, um clássico da literatura portuguesa do século XX.

No sábado e domingo, a programação também inclui um espaço dedicado ao público infantil, com a exibição de vários filmes animados nas duas sessões da secção Monstros à Solta. Em paralelo, também vão decorrer nestes dois dias três Oficinas de Cinema de Animação. Cada oficina tem uma duração de cerca de duas horas e para além de se aprender o que é animação permitirá que os participantes instalem uma aplicação no telemóvel para continuarem a fazer animação em casa com a família e os amigos. Neste caso, é obrigatório a inscrição junto do espaço CineAvante!

Para saber todas as novidades sobre a programação consulte o site oficial da Festa do Avante!

Artigos relacionados