FESTin regressa de 17 a 24 de novembro com 51 filmes de diversos países da CPLP

FESTin 2021 - Festival de Cinema Itinerante da lÍngua Portuguesa

Arranca esta quarta-feira (17) no Cinema São Jorge, em Lisboa, a 12ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, com uma programação que conta com 51 filmes de diversos países da CPLP, que vão do western spaghetti brasileiro, a temas como a violência doméstica, a compra de votos, o racismo estrutural, o legado de Marielle Franco ou a riqueza da música em português.

A edição deste ano vai também decorrer de 18 a 21 de novembro no Cinema City Alvalade, e na plataforma online festinon.com, que exibe gratuitamente, de 18 a 24 de Novembro, longas-metragens de ficção, documentário, curtas, a Mostra Cinema Brasileiro e a Mostra FESTinha, para os mais novos.

O filme de abertura é “Jesus Kid“, de Aly Muritiba, comédia que dialoga o western spaghetti com a chanchada brasileira, e que faz parte das seis longas-metragens da Competição de Ficção, com exibição presencial, que concorrem ao Troféu Pessoa, todas inéditas em Lisboa e quase todas em Portugal.

Imagem do filme Jesus Kid
Jesus Kid

O cinema português marca presença com a docuficção “A Mulher Sem Corpo“, de António Borges Correia, um filme baseado em testemunhos de mulheres vítimas de violência doméstica, eleito Melhor Filme do Cinema Português no Fantasporto 2021.

Também competem mais quatro produções de ficção brasileiras: “A Queda“, de Diego Rocha, um drama sobre a investigação policial de um fotógrafo forense, que se depara com os dilemas do avô; “Curral“, de Marcelo Brennand, que traz o tema da fragilidade do sistema eleitoral nas pequenas cidades, onde predomina a troca de votos por serviços básicos como o fornecimento de água; “Medida Provisória“, a primeira longa-metragem de Lázaro Ramos, que apresenta um Brasil distópico, com uma “medida de reparação social” que retrata o racismo estrutural desta sociedade; e “Pureza“, de Renato Barbieri, inspirada em fatos reais sobre uma mãe em busca do filho desaparecido num garimpo na região brasileira do Pará.

A Mulher sem Corpo

Os seis filmes da Competição de Documentários podem ser vistos 24 horas/dia, mediante registo, em festinon.com. Do programa fazem parte duas produções nacionais em antestreia mundial: “Casa Velha”, de César Pedro, um documentário que acompanha ao longo de um ano os ensaios, viagens e espetáculos de uma associação de artistas de Nampula, do Norte de Moçambique, que existe há mais de 25 anos, e “Se o Mar Deixar”, de Luis Alves de Matos, um projeto de Pedro Aguilar que o filmou antes de falecer, servindo como homenagem ao cineasta, à amizade, mas também ao cinema.

Nesta secção competitiva, Cabo Verde marca presença com “Manuel d’Novas – Coração de Poeta“, de Emanuel Lima Jesus Lopes, que retrata a obra de um dos maiores compositores cabo-verdianos de todos os tempos. Destaque ainda para os documentários brasileiros “Espero Que Esta Te Encontre e Que Estejas Bem“, de Natara Ney, uma história sobre amor, tempo e memória, inspirada na descoberta de um lote de 101 cartas de amor enviadas por uma mulher para o seu noivo, durante os anos de 1952/53; “O Mergulho na Piscina Vazia“, de Edson Fogaça, sobre o cabeleireiro Derly Silva que construiu uma carreira de sucesso na década de 1990, mas o contacto com o universo das drogas fez com que a sua vida sofresse uma guinada, e por fim “Sementes: Mulheres Pretas no Poder“, das jovens realizadoras Éthel Oliveira e Júlia Mariano, que traz o legado da vereadora Marielle Franco, vítima de assassinato político, representada por outras mulheres ativistas na cidade do Rio de Janeiro.

A Competição de Curtas-Metragens é composta por 15 filmes, a Mostra do Cinema Brasileiro apresenta 6 longas e 8 curtas-metragens e a Mostra FESTinha conta com 1 longa e 9 curtas. Todos os filmes destas secções vão estar disponíveis na plataforma online festinon.com. A programação completa pode ser consultada no site oficial do FESTin.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *