Festival BEAST está de volta ao Porto com cinema da Europa Central e de Leste

O BEAST – International Film Festival está de volta à cidade do Porto com um programa dedicado à cultura cinematográfica da Europa Central e de Leste. A 5ª edição decorre de 21 a 25 de setembro, percorrendo vários espaços da cidade: Passos Manuel, Cinema Trindade, Casa das Artes, OKNA – Espaço Cultural e Livraria Térmita.

Organizado pela Associação Cultural OKNA em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o festival dá a conhecer as obras mais vibrantes produzidas nos Balcãs, países bálticos e pós-comunistas, com uma seleção de 70 filmes, além de uma série de atividades e eventos paralelos, incluindo conversas, masterclasses, festas, exposições ou workshops.

O espaço central do BEAST é a Competição Oficial, dedicada a mapear e promover o novo cinema europeu de Leste, com uma seleção de 28 curtas e médias-metragens, focada numa aposta em novos trabalhos de realizadores emergentes e que mostram o que de melhor se produz na região. Um júri irá atribuir os prémios East Wave de Melhor Filme de Ficção, o East Doc, de Melhor Documentário, e o Prémio experimental East, de Melhor Filme Experimental.

A edição deste ano dá destaque a Montenegro, “numa oportunidade rara de conhecer um cinema feito num país recente, que nem sempre encontra o lugar devido entre a cultura ocidental”, e que inclui o filme de abertura do festival, “A Elegia de Laurel”, a primeira longa-metragem do cineasta Dusan Kasalica, bem como programas dedicados à representação de cineastas emergentes, projetos escolares e uma extensa retrospectiva feita em parceria com a Cinemateca Montenegrina.

Filme de abertura: “A Elegia de Laurel”

A Ucrânia também será foco num programa especial, o “Highlight Ukraine!“, que integra filmes de seis promissores cineastas ucranianos e a longa-metragem de Kateryna Gornostai, “Stop Zemlia”, vencedor do Urso de Cristal no Festival de Berlim 2021.

A programação inclui ainda o “Visegrad Film Hub“, que apoia as obras audiovisuais da região V4 (República Checa, Hungria, Polónia, Eslováquia), promovendo a interação cultural e colaborativa através de exibições e projetos educacionais, o “Queer Shorts“, uma das novidades do festival, um programa apresentado em colaboração com o Queer Archives Institute, organização que regista as representações visuais queer da Europa de Leste na história moderna, “em que cada filme nos faz ver a forma como o cinema da região trabalhou e representou a comunidade LGBTQIA+”, e a secção “Territories” que explora o conceito de “lugar”, ao interrogar a força da pertença a um local e o sentimento de deslocação e dissociação a um território.

Para mais informações sobre esta 5ª edição, consulte o site oficial do BEAST – International Film Festival.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados