Festival de Berlim: Filme de Catarina Vasconcelos na secção competitiva Encontros

A Metamorfose dos Pássaros no Festival de Berlim

A próxima edição do Festival de Cinema de Berlim vai contar com participação portuguesa. Segundo a programação revelada pela organização, “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, é um dos filmes que estará em competição na nova secção Encontros (Encounters).

Produzido pela Primeira Idade, o filme foi desenvolvido no âmbito da oficina Arché do Doclisboa, um documentário ficcionado inspirado pela própria família da realizadora – e sobretudo pela relação com a sua avó, esposa de um oficial naval e pedra angular da família.

“Malmkrog”, o mais recente trabalho do realizador romeno Cristi Puiu, vai abrir esta nova secção que a organização tem por objetivo “apoiar novas vozes no cinema e dar mais espaço a narrativas diversas e a formas documentais no programa oficial”, com a atribuição de prémios ao Melhor Filme, Realização e uma distinção especial do júri.

“Como resultado de uma pesquisa apaixonada, os 15 títulos escolhidos para a secção Encontros apresentam a vitalidade do cinema em todas as suas formas. Cada filme mostra uma forma diferente de interpretar a história cinematográfica: autobiográfica, íntima, política, social, filosófica, épica, surreal. Os filmes adotam o desafio de moldar um mundo, em vez de o reproduzir”, referiu num comunicado Carlo Chatrian, o diretor artístico da Berlinale.

Além da estreia mundial do filme de Catarina Vasconcelos, a presença portuguesa também está representada na secção paralela, não competitiva, Forum Expanded, com “Quantum Creole”, uma coprodução com França, Alemanha e Espanha, descrita como um “documentário experimental” que prolonga a exposição/instalação que a artista Filipa César levou à Fundação Calouste Gulbenkian em 2019.

Como a programação do festival só ficará completamente encerrada no final deste mês de janeiro, ainda há possibilidades de outras produções nacionais serem exibidas na 70.ª edição do Festival de Cinema de Berlim que vai decorrer entre 20 de fevereiro e 1 de março.

Artigos relacionados