Festival de Cannes 2019: Cartaz oficial presta tributo à cineasta Agnès Varda

Agnès Varda no cartaz do Festival de Cannes 2019
Créditos da foto: Cannes Film Festival © Flore Maquin

O cartaz oficial da 72ª edição do Festival de Cannes presta tributo a Agnès Varda, cineasta falecida no passado dia 29 de março, aos 90 anos, um dos principais nomes do movimento artístico do cinema francês dos anos 60, conhecido como Nouvelle Vague.

“Agnès em plena luz” é a descrição do cartaz da autoria de Flore Maquin, que apresenta uma imagem tirada do primeiro filme realizado por Varda em 1954, “La Pointe Courte”, filmado em França quando tinha 26 anos, onde aparece empoleirada nas costas de um técnico e para ajustar o melhor enquadramento da câmara.

“Como um manifesto, esta fotografia resume tudo sobre Varda: a paixão, a audácia e astúcia. Ingredientes de uma receita de uma artista livre que a enriqueceu sem parar. 65 anos de criação e experiência que quase coincidem com a idade do Festival de Cannes”, diz o comunicado oficial.

Varda era uma frequentadora regular em Cannes, onde apresentou vários filmes, muito deles na Seleção Oficial. Em 2005 fez parte do Júri que atribuiu a Palma de Ouro ao filme “A Criança”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Em 2015, a organização concedeu-lhe a Palma de Ouro Honorária.

Distribuído pela Midas Filmes, a última criação da cineasta, “Varda por Agnès“, estreia nos cinemas portugueses a 30 de maio, um documentário imprevisível de uma fascinante contadora de histórias que ilumina o seu trabalho como realizadora e a sua visão pessoal do que chama cine-escrita.

A 72ª edição do Festival de Cannes realiza-se de 14 a 25 de maio. O filme de abertura será “The Dead Don’t Die”, uma comédia de zombies de Jim Jarmusch.

Artigos relacionados