Festival de Cinema de Aventura transforma o Mercado de Matosinhos numa sala de cinema

Festival de Cinema de Aventura 2019

Está a chegar mais uma edição do Festival de Cinema de Aventura, um evento que vai transformar o Mercado Municipal de Matosinhos numa sala de cinema de 12 a 15 de setembro. Ao longo de três noites, a partir das 21:30h, será exibida uma selecção de filmes com temáticas de viagem, surf, aventura e montanha. A entrada é gratuita.

Como tem sido habitual, o festival vai premiar o que de melhor se faz a nível nacional com a projeção de curtas-metragens de novos talentos portugueses, numa iniciativa que a organização quer “celebrar o poder da viagem para criar pontes entre culturas, para nos inspirar a explorar e proteger o nosso planeta.”

E se as noites estão reservadas para os filmes no interior do mercado, a programação durante o dia inclui conferências, workshops, conversas, exposições fotográficas, festas, oficinas, apresentações e muito mais, que percorrerão espaços como a Esplanada Manifesto, Galeria Manifesto, Espaço FujiFilm e a Nomad Pop-up.

Para além das duas dezenas de filmes, o Festival de Cinema de Aventura vai contar com a presença de vários convidados internacionais, entre os quais Nathan Thornburgh, editor e correspondente estrangeiro da revista TIME durante 10 anos, e produtor para a CNN da plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”.

A nível nacional está confirmada a presença do montanhista João Garcia, um marco na história do alpinismo, que se tornou o primeiro português a escalar o Monte Everest, e Eduardo Leal, fotógrafo premiado pelo Sony World Photo Awards, que usa a fotografia documental para retratar questões políticas, ambientais, sociais e de género na América do Sul e no sudoeste Asiático.

Para obter mais informações sobre o evento e a sua programação, consulte o site oficial do Festival de Cinema de Aventura.

Artigos relacionados