Festival de Cinema de Viena arranca hoje com produções portuguesas na programação

A partir de hoje, dia 19 de outubro e até ao dia 2 de novembro, vai decorrer a Viennale – Vienna International Film Festival. A edição deste ano irá ter lugar nas salas de cinema do centro histórico de Viena, na Áustria e na programação estão incluídas produções ou coproduções portuguesas.

Na secção Ficção, será exibido o filme de Pedro Pinho, “A Fábrica de Nada” (dia 20 e 31 de outubro) e “Ramiro” (26 e 27 de outubro), de Manuel Mozos, assim como, a produção luso-francesa “Milla” (20 e 21 de outubro), de Valerie Massadian.

As obras incluídas na homenagem a Hans Hurch, foram escolhidas por várias personalidades, entre elas, os portugueses Luís Urbano e Manuel Mozos, que indicaram o filme “Vai-e-Vem” (Portugal/França), de João César Monteiro, realizado em 2002. O tributo também irá incluir o spot promocional da Viennale 2014, feito por Manoel de Oliveira, a pedido da organização e intitulado “Chafariz das Virtudes”.

O programa destinado a curtas-metragens contará com a presença de “Farpões Baldios”, de Marta Mateus, filme vencedor do 25º Curtas de Vila do Conde.

No festival irão ser exibidos filmes de vários países do mundo, entre ficções, documentários, trabalhos experimentais e curtas-metragens. Em paralelo, a edição 2017 contará como habitualmente com conversas, discussões, apresentação de livros, concertos e festas.

Artigos relacionados