“Fevereiro”: Drama de Kamen Kalev estreia nos cinemas esta semana

Estreia e trailer do filme Fevereiro

Na próxima quinta-feira, 12 de agosto, chega aos cinemas portugueses o filme “Fevereiro” (Février), o novo drama do realizador búlgaro Kamen Kalev (Pontes de Sarajevo), passado em espaços naturais e enriquecido com excertos de textos de Albert Camus e Boris Hristov, que narra três períodos distintos da vida de Petar, um pastor na zona rural da Bulgária de leste.

Incluído na Selecção Oficial do Festival de Cannes 2020 e vencedor do prémio de Melhor Filme no Sofia International Film Festival, o filme apresenta Lachezar Dimitrov no papel de Petar enquanto criança, Kolyo Dobrev na idade adulta, e Ivan Nalbantov quando o protagonista já conta com uma idade mais avançada.

O curso de uma vida monótona, sem significado e escrita à partida, é alterado por uma força invisível e misteriosa que puxa Petar para a morte, envolvendo o tempo e as suas reencarnações. É como se entrássemos num “corredor sem fim onde todos os nossos antepassados aparecem em fila”, traçando o caminho poético de alguém que aceita o seu destino sem arrependimentos.

Prestando homenagem à simplicidade da existência do ser humano, o filme explora a intemporalidade da natureza e a forma como esta nos pode levar a uma elevação mística. Kamen Kalev assina um trabalho humanista e ao mesmo tempo focado no ambiente.

Assista ao trailer legendado em português:

Artigos relacionados