Ficção vs. Realidade. TVCine Action estreia o thriller de terror “Censor”

TVCine Action estreia o filme Censor

Depois da aplaudida passagem pelo Festival de Sundance de 2021, os Canais TVCine estreiam em Portugal mais uma produção que não chegou aos cinemas portugueses. Estamos a falar de “Censor“, um thriller de terror e mistério da realizadora galesa Prano Bailey-Bond, que é exibido esta quinta-feira, 11 de novembro, às 22:55h, em exclusivo no TVCine Action.

A história leva o espectador ao ano de 1985, na Grã-Bretanha da primeira-ministra Margaret Thatcher, assolada pela histeria dos vídeos nasties, onde uma jovem mulher da Comissão Nacional de Censura avalia mais um filme de terror. Mas, desta vez, o vídeo desencadeia memórias de um episódio traumático e há muito esquecido da sua vida.

A censora de cinema Enid orgulha-se do seu trabalho meticuloso, que protege audiências insuspeitas dos efeitos nocivos das cenas de extrema violência que analisa. O seu sentido de dever é amplificado pela culpa que sente pela incapacidade de recordar os detalhes que há muitos anos levaram ao desaparecimento da sua irmã, entretanto declarada morta por nunca mais ter aparecido.

Quando Enid recebe a tarefa de rever um perturbador filme de arquivo que a faz regressar às suas memórias nebulosas de infância, começa a perceber que esta obra sinistra pode estar ligada ao seu passado. Decide investigar, embarcando numa busca que irá dissolver os limites entre a ficção e a realidade.

Apontada este ano pela Variety como “Realizadora a Seguir”, esta primeira longa-metragem de Bailey-Bond, recua ao tempo do boom das cassetes de filmes de terror de baixo orçamento, que circulavam por videoclubes questionáveis e criavam um pânico moral alimentado pelos tabloides britânicos. O VHS era “um bode expiatório do que se estava a passar politicamente, e há nisso uma hipocrisia interessante”, explica Bailey-Bond nas suas notas sobre o filme.

Descrito pela crítica como um filme de terror “ousado e visceralmente eficaz”, “Censor” é protagonizado por Niamh Algar e conta ainda no elenco com Michael Smiley, Nicholas Burns, Vincent Franklin e Sophia La Porta.

Após a sua estreia, o filme ficará disponível no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

Artigos relacionados