Filmes europeus gratuitos na plataforma de streaming Filmin

Filmes europeus gratuitos na Filmin

A partir de hoje, 15 de maio, e até ao dia 21 de maio, a plataforma de streaming Filmin disponibiliza gratuitamente alguns dos filmes mais representativos da cinematografia europeia dos últimos anos, para celebrar os 70 anos da criação da União Europeia, uma iniciativa conjunta do Parlamento Europeu em Portugal e da Comissão Europeia.

Para assistir ao filmes, sem necessidade de qualquer pagamento, apenas tem de efetuar um registo em Filmin.pt.

Entre os títulos destaca-se o vencedor da edição 2019 dos Prémios Lux, “Deus Existe, o Seu Nome é Petrunya“, da realizadora Teona Strugar Mitevska, ainda não exibido em Portugal, uma obra sobre a afirmação feminina, que faz uma reflexão sobre a situação da mulher no seu país, a Macedónia do Norte.

O cinema português está representado nesta mostra com “Cartas da Guerra“, de Ivo M. Ferreira, um dos filmes de produção nacional mais aclamado da última década, uma reflexão sobre a guerra colonial em África a partir de cartas de António Lobo Antunes.

A programação inclui ainda mais seis filmes: “Toni Erdman“, da alemã Maren Ade, vencedor dos European Film Awards e nomeado a Melhor Filme Estrangeiro nos Globos de Ouro e nos Óscares, o franco-turco “Mustang“, de Deniz Gamze Ergüven, as produções italianas “O Fantasma da Sicília“, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, e “Mediterrânea“, de Jonas Carpignano, o polaco “Ida“, de Paweł Pawlikowski, e o filme belga “Ciclo Interrompido“, de Felix Van Groeningen.

Artigos relacionados