Alberto Barbera, diretor do Festival de Cinema de Veneza, anunciou esta terça-feira (28) os filmes selecionados para a seleção oficial da 77ª edição que vai decorrer entre os dias 2 e 12 de setembro. O evento italiano será o primeiro grande certame cinematográfico com presença de público em tempos de pandemia.
Entre os eleitos estão os filmes portugueses “Listen“, a longa-metragem de estreia de Ana Rocha de Sousa, uma coprodução luso-britânica protagonizada por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles, a curta “The Shift“, de Laura Carreira, e o drama “Gaza Mon Amour“, de Arab Nasser e Tarzan Nasser, uma coprodução entre Portugal, França, Alemanha, Palestina e Qatar. Os três filmes integram a secção competitiva Horizontes, dedicada a novos talentos e primeiras obras, uma das três secções oficiais do festival.
O júri internacional da principal competição é presidido pela atriz australiana Cate Blanchett, que integra ainda a realizadora e argumentista austriaca Veronika Franz, a realizadora britânica Joanna Hogg, o argumentista italiano Nicola Lagioia, o cineasta alemão Christian Petzold, o realizador romeno Cristi Puiu e a atriz francesa Ludivine Sagnier, que terão a responsabilidade de atribuir o Leão de Ouro.
Na corrida pelo prémio máximo do festival estão 18 filmes, entre os quais “Laila In Haifa”, de Amos Gitai, cineasta israelita que regressa a Veneza, “Nomadland”, da chinesa Chloé Zhao, protagonizado por Frances McDormand, “Wife of a Spy”, de Kiyoshi Kurosawa, “The World to Come”, de Mona Fastvold, com Casey Affleck e Vanessa Kirby, atriz que também protagoniza ao lado de Shia LeBeouf outro filme em competição, o drama “Pieces of a Woman”, do húngaro Kornel Mundruczo.
“Lacci”, do italiano Daniele Luchetti, abre o festival, mas fora de competição pelo Leão de Ouro, onde também marcam presença títulos de ficção como “Mandibules”, de Quentin Dupieux e “The Duke”, de Robert Michell, ou os documentários “Sportin’ Life”, de Abel Ferrara, “Greta”, de Nathan Grossman, sobre a ativista sueca, “Salvatore – Shoemaker of Dreams”, de Luca Guadagnino e ainda a produção dos brasileiros Renato Terra e Ricardo Calil, “Narciso Em Ferias”, filme documental sobre a prisão de Caetano Veloso durante a ditadura militar.
Nesta edição, a realizadora Ann Hui e a atriz Tilda Swinton vão ser distinguidas com o Leão de Ouro de Carreira.
COMPETIÇÃO OFICIAL VENEZA 77
– “In Between Dying”, de Hilal Baydarov
– “Le Sorelle Macaluso”, de Emma Dante
– “The World To Come”, de Mona Fastvold
– “Nuevo Orden”, de Michel Franco
– “Lovers”, de Nicole Garcia
– “Laila in Haifa”, de Amos Gitai
– “Dear Comrades”, de Andrei Konchalovsky
– “Wife Of A Spy”, de Kiyoshi Kurosawa
– “Sun Children”, de Majid Majidi
– “Pieces Of A Woman”, de Kornel Mundruczo
– “Miss Marx”, de Susanna Nicchiarelli
– “Padrenostro”, de Claudio Noce
– “Notturno”, de Gianfranco Rosi
– “Never Gonna Snow Again”, de Malgorzata Szumowska e Michal Englert
– “The Disciple”, de Chaitanya Tamhane
– “And Tomorrow The Entire World”, de Julia Von Heinz
– “Quo Vadis, Aida?”, de Jasmila Zbanic
– “Nomadland”, de Chloé Zhao