Numa manhã de inverno, Samantha Andretti foi raptada quando ia para a escola. Quinze anos depois, acorda num quarto de hospital sem memória de onde esteve ou do que aconteceu. Ao lado dela está um ‘profiler’, o Dr. Green (Dustin Hoffman), que promete ajudá-la a recuperar a memória e a capturar o monstro, mas para que tal aconteça terá de ser dentro da mente de Samantha.
Bruno Genko (Toni Servillo) é um detetive privado contratado há quinze anos pelos pais de Samantha para encontrar a filha deles e que, quando a menina reaparece, se sente em dívida e tenta capturar o homem sem rosto que a raptou. A busca de Genko é também uma corrida contra o tempo.
O prognóstico médico prevê que só tem mais dois meses de vida, que terminarão no mesmo dia em que Samantha regressa da escuridão. Quem irá chegar à verdade primeiro: o detetive ou o traçador de perfis?
Algures lá fora, há um labirinto de portas. Atrás de cada porta esconde-se um enigma, um truque. Neste jogo, o labirinto que o mantém prisioneiro já está dentro de si.