“Fogo-Fátuo”: Filme de João Pedro Rodrigues na abertura do Queer Lisboa

A organização do Queer Lisboa anunciou em comunicado que o filme “Fogo-Fátuo“, realizado pelo cineasta português João Pedro Rodrigues, terá honras de abertura da 26 ª edição do festival, que acontece a 16 de setembro, que terá lugar como habitualmente no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa.

Produzido pela Terratreme Filmes e a Filmes Fantasma, em coprodução com a francesa House On Fire, o filme fez a estreia mundial na recente edição da Quinzena de Realizadores, no Festival de Cannes, e faz parte da programação do Curtas Vila do Conde, que decorre até ao próximo domingo. A estreia nos cinemas nacionais ainda não está definida.

“2069, ano talvez erótico – logo veremos – mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga fá-lo rememorar árvores; um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios, foi também o despontar de outro desejo. Então príncipe, Alfredo encontra Afonso. Com diferentes origens e diferentes cores de pele, encontram-se, socorrem-se e o léxico do abuso fica farrusco de desejo. Mas a exposição pública e as suas expectativas interpõem-se e Alfredo abraça um outro estado de prontidão para uma realidade improvável”, lê-se na sinopse oficial.

O elenco de “Fogo Fátuo” é liderado por Mauro Costa e André Cabral, e também conta com interpretações de Joel Branco, Oceano Cruz, Margarida Vila-Nova, Miguel Loureiro, Luisa Castelo Branco, Ana Bustorff, Anabela Moreira, entre outros.

A organização também anunciou que o encerramento do festival fica por conta de “Esther Newton Made Me Gay”, um documentário da realizadora Jean Carlomusto, sobre a vida da importante antropóloga social e ativista lésbica Esther Newton.

A programação deste ano inclui também a retrospetiva “Notes on Camp: o Delírio Drag do Gay Girls Riding Club”, uma incursão pelo universo de um coletivo, formado em finais dos anos 1950 por um grupo de homens, que começou a organizar festas drag (as Annual Halloween Balls), que persistiram até finais da década de 1980.

A 26ª edição do Queer Lisboa decorrerá de 16 a 24 de setembro. Já o Queer Porto vai acontecer de 29 de novembro a 4 de dezembro.

Assista ao trailer de “Fogo Fátuo”, que devido a restrições de idade, só pode ser exibido no Youtube.

Artigos relacionados