“Follow Her” venceu o prémio de Melhor Filme da 42ª edição do Fantasporto

Foram anunciados no passado sábado, 10 de abril, os vencedores da 42ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, que regressou este ano ao Teatro Rivoli. E neste domingo (11), o festival despediu-se com a exibição dos filmes premiados.

O grande vencedor foi o thriller “Follow Her“, a primeira longa-metragem de ficção da cineasta norte-americana Sylvia Caminer, que arrecadou o Prémio de Melhor Filme na secção de Cinema Fantástico, tendo sido também o vencedor do Prémio do Público.

“Follow Her” acompanha uma mulher que vive dependente dos vídeos que põe na net e na quantidade de seguidores que consegue. Um dia, é convidada para ajudar a finalizar um argumento, o que a obriga a deslocar-se para um lugar remoto e isolado onde vive Tom. Uma reflexão profunda sobre a invasão de privacidade e os tempos modernos num “thriller” que lança um olhar perturbador e novo, mas cheio de originalidade, sobre um problema muito actual.

Na secção Cinema Fantástico, foram ainda premiados “Barbarians“, filme de estreia de Charles Dorfman, que conquistou o Prémio Especial do Júri, e o “The Exorcism of God“, do realizador Alejandro Hidalgo, que foi distinguido com o Prémio Melhor Realização.

Nas categorias de interpretação, Lázlo Attila Horváth (Soulpark), e Dani Barker (Follow Her), foram eleitos o melhor ator e atriz respetivamente. A produção alemã “The House”, foi galardoada com o Prémio de Melhor Argumento. “Fang Yi – Annular Eclipse” (China) venceu o Prémio de Melhores efeitos Especiais e o filme japonês “The Good Father“, de Sho Kataoka, recebeu uma Menção Especial do Júri. “Fledge“, de Hanni Dombe e Tom Kouris, foi eleita a Melhor Curta-Metragem.

Já “Misericórdia“, de Gonçalo Loureiro, foi eleito o Melhor Filme da secção competitiva Cinema Português. “Dilúvio“, de Eduardo Cruz, e “Fruta Tocada por Falta de Jardineiro“, de Pedro Senna Nunes, foram distinguidos com Menções Honrosas.

O prémio de Melhor Filme da Semana dos Realizadores – Prémio Manoel de Oliveira foi para o filme espanhol “Jacinto“, do realizador espanhol Javi Camino. “Saralish“, de Yaser Ahmadi e Behrooz Bagheri recebeu o Prémio Especial do Júri, e o cineasta sul-coreano Yoon Jong-seok, foi considerado o Mehor Realizador por “Confession

Destaque ainda para “Escape From Mogadishu“, do sul-coreano Seung-wan Ryoo, vencedor do prémio de Melhor Filme da secção Orient Espress, e “Baby Assassins“, do japonês Yûgo Sakamoto, distinguido com o Prémio Especial do Júri.

Resta agora esperar pela 43ª edição do Fantasporto, que já está a ser preparada e que decorrerá entre os dias 24 de fevereiro e 5 de março, desta vez no renovado Batalha – Centro de Cinema.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados