Franco Maresco revisita a memória histórica italiana no documentário “Era uma Vez a Máfia”

Estreia e trailer do filme Era uma Vez a Máfia

Estreado no Festival de Veneza 2019, onde venceu o Grande Prémio do Júri, o documentário “Era uma Vez a Máfia” (La Mafia Non è Più Quella di una Volta), chega esta quinta-feira, 4 de novembro, ao circuito comercial português.

Por ocasião do aniversário do assassinato de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os famosos juízes que entraram em guerra direta contra a máfia, o realizador Franco Maresco revisita, de forma sarcástica e grotesca, a memória histórica italiana e interroga-se sobre os ideais que ficaram até aos dias de hoje, especialmente na Sicília.

Neste encontro nostálgico com a máfia do “antigamente”, Maresco é acompanhado pela famosa fotógrafa da máfia, Letizia Battaglia, uma artista amargurada pelas manipulações das comemorações por parte da classe política italiana.

A sessão de estreia em Lisboa, no Cinema Medeia Nimas, às 21:30h, vai contar com a presença da actriz e fotógrafa Letizia Battaglia​ no âmbito da Festa do Cinema Italiano. No Porto, o filme estará em exibição no Teatro Municipal Campo Alegre.

Artigos relacionados