‘H-Block’: Jamie Dornan e Cillian Murphy no novo filme de Jim Sheridan

De acordo com a Dealine, Jamie Dornan (As Cinquenta Sombras Mais Negras) e Cillian Murphy (No Coração do Mar) vão protagonizar o novo filme de Jim Sheridan (The Secret Scripture), enquanto que, Pierce Brosnan (Sobrevivente) está em negociações finais para integrar o elenco. Intitulado ‘H-Block’, o filme vai contar a verdadeira história sobre uma fuga de uma prisão de segurança máxima, que se tornou numa fonte de propaganda usada pelo Exército Republicano Irlandês (IRA).

O filme estará ambientado na Maze Prison, uma prisão de segurança máxima na Irlanda do Norte, considerada como a melhor anti-fugas da Europa, que mantinha prisioneiros que fizeram parte da campanhas paramilitares durante o conflito naquele país, entre 1971 e 2000.

A trama vai estar centrada sobre os acontecimentos ocorridos em 25 de setembro de 1983, data que ficou marcada como a maior fuga da história do Reino Unido, quando 38 prisioneiros do IRA, envolvidos em assassinatos e explosões com bombas, escaparam da H-Block 7. O processo iniciou-se com a imobilização de alguns guardas prisionais e posteriormente, com o sequestro de um camião de abastecimento de comida, que serviu como meio para a fuga de sucesso. Pouco mais de metade dos fugitivos é que foram recapturados.

No filme, Dornan irá interpretar um metódico prisioneiro do IRA que começa a descobrir falhas na prisão, sendo o último a concordar com a fuga, mas quando se decide, planeia uma vingança na saída. Por sua vez, Murphy irá dar vida a um chefe do círculo de prisioneiros do IRA, que ganhou o respeito dos guardas da prisão, mas que agora só quer uma vida de paz. Se Brosnan for anexado, vai ser o principal antagonista, o diretor da prisão.

O projeto vai ser apresentado no Mercado do Filme, evento paralelo ao Festival de Cannes, que vai decorrer este mês.

Artigos relacionados