No verão de 2015 estreava-se na Broadway o musical “Hamilton”, de Lin-Manuel Miranda, que se transformou num verdadeiro fenómeno cultural, sendo galardoado com 11 Tony Awards, os “Óscares” do teatro.
Inspirado na biografia do historiador Ron Chernow, o musical conta a conturbada e emocionante história de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos EUA, reunindo muita música rap e hip-hop.
Thomas Kail dirigiu a versão para os palcos e um filme de 160 minutos, criado a partir de três espetáculos ao vivo e ainda alguns planos sem público, de diferentes ângulos, duas semanas antes da saída do elenco original. Enquanto o musical entrou em digressão pelos EUA e outros países, o filme ficou religiosamente guardado.
Agora, e após uma intensa “guerra” entre vários estúdios, a Disney apoderou-se dos direitos da versão filmada e está a preparar o lançamento mundial nos cinemas para 15 de outubro de 2021, para posteriormente integrar o catálogo da sua plataforma de streaming Disney+.
O próprio Miranda fez o anúncio através do Twitter:
Disney presents:
Hamilton.
With The Original Broadway Cast.
Filmed onstage at The Richard Rodgers Theatre.
In A Theater Near You.
October 15, 2021.#Hamilfilm pic.twitter.com/z4ohfWXzi3— Lin-Manuel Miranda (@Lin_Manuel) February 3, 2020
“Lin-Manuel Miranda criou uma experiência teatral inesquecível e um verdadeiro fenómeno cultural, e foi por um excelente motivo que Hamilton foi ovacionado como um verdadeiro trabalho de arte. Todos os que assistiram com o elenco original nunca esquecerão dessa experiência singular. Estamos empolgados por termos a oportunidade de dividir a mesma experiência da Broadway com milhões de pessoas ao redor do mundo”, disse Bob Iger, presidente da Disney, num comunicado oficial.