Homenagem a Eunice Muñoz. Três filmes da atriz para ver no TVCine Edition

A partir das 18:00h desta quinta-feira, 1 de dezembro, feriado nacional, os Canais TVCine prestam homenagem a Eunice Muñoz, figura maior do teatro, da televisão e do cinema em Portugal, que nos deixou em abril deste ano, aos 93 anos.

A programação do especial “Tripla Eunice Muñoz” inclui três obras nas quais a atriz é recordada, em papéis hoje menos conhecidos do grande público. Em exclusivo no TVCine Edition pode ver “Um Homem do Ribatejo” (1946), o seu filme de estreia, “Cantiga da Rua” (1950) e “Matar Saudades” (1988).

Assista ao video promocional e saiba mais dos filmes que fazem parte da programação.

18:00h: “Um Homem do Ribatejo”

Após a morte do irmão, colhido por um touro, um campino recusa suceder-lhe como «Maioral» no próprio dia do seu casamento. Injustamente acusado de cobarde por uma das filhas do patrão, que ele ama em silêncio, é despedido e abandona a lezíria, entregando-se ao desânimo e à bebida. Mas não fosse a sua destemida coragem e a sua amada teria sido vítima da fúria do mesmo touro…

Pensado ao gosto popular da época, “Um Homem do Ribatejo “é o filme de estreia de Eunice Muñoz e do realizador Henrique Campos. Barreto Poeira, Linda Maria, Luísa Durão e Costa Coelho completam o elenco.

19:55h: “Cantiga da Rua”

Alberto tem vocação para cantar, mas em casa contrariam a sua ambição. O pai, dono de uma sapataria, quer à força que ele trabalhe na loja. É a velha ti ‘Mariana que, empenhando as suas poucas joias, torna possível que Alberto vá para Madrid à procura do seu sonho. Aí a realidade é dura e Alberto fica quase na miséria, até que, por um golpe do destino, o êxito lhe sorri…

De Henrique Campos, “Cantiga da Rua” foi um dos maiores êxitos comerciais da época. Feito para as canções de Alberto Ribeiro, conta ainda com as participações de Eunice Muñoz, Artur Agostinho, Costinha e Deolinda Rodrigues.

22:00h: “Matar Saudades”

Abel, 47 anos, duas guerras – nas colónias e em França, na emigração –, várias cicatrizes de muitas batalhas perdidas, regressa a salto a Portugal, à sua perdida aldeia, no interior norte, perto da fronteira, de onde um dia partira também a salto. Uma carta, do irmão Pedro, avisara-o que tudo mudava. Até Teresa, a sua antiga noiva. Abel avista dos montes da sua infância, a aldeia, a velha tribo. Tudo, de longe, parece nos mesmos lugares, o velho cão, é o que resta do passado. Na aldeia vai representar-se o ‘Acto da Paixão’ e Teresa é uma das participantes. Abel retoma os gestos antigos e prepara o seu plano: eliminar um a um os pretendentes de Teresa, até consumar, em plena representação, a morte dela…

Eunice Muñoz, Rogério Samora e Teresa Madruga integram o elenco deste filme de Fernando Lopes, uma terrível e tocante história de paixão e morte numa aldeia esquecida de Trás-os-Montes.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados