“Ice Merchants”: Animação portuguesa de João Gonzalez premiado na Semana da Crítica de Cannes

Ice Merchants“, uma animação do cineasta português João Gonzalez, venceu o Prémio Descobertas, um galardão que distingue a melhor curta-metragem da Semana da Crítica, uma das secções paralelas do Festival de Cannes.

Exibido em estreia mundial, a curta portuguesa, uma das dez em competição, fez história e tornou-se na primeira animação a conquistar o troféu na Semaine de la Critique, que este ano completa 61 edições.

A história do filme gira em torno de um pai e filho, que todos os dias saltam de paraquedas, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

Esta é a segunda vez que uma produção nacional inscreve o seu nome no palmarés da Semana da Crítica após Gabriel Abrantes e Daniel Schmid terem recebido em 2018 o Grande Prémio com a longa-metragem “Diamantino“.

Nascido no Porto em 1996, João Gonzalez é um realizador, animador, ilustrador e músico português com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art, no Reino Unido, depois de terminar a licenciatura na ESMAD. Nessas instituições realizou os multi-premiados filmes “Nestor” e “The Voyager”.

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, “Ice Merchants” foi recentemente anunciado na seleção do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, sendo um dos 15 nomeados ao prémio internacional Rigo Mora, criado por Guillermo del Toro, categoria do festival mexicano elegível para qualificação aos Óscares.

De referir ainda que a competição deste ano de longas-metragens contou também com “Alma Viva”, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, mas o Grande Prémio foi atribuído ao drama “La Jauría”, do realizador colombiano Andrés Ramírez Pulido.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados