“Ice Merchants“, filme do cinesta português João Gonzalez, é um dos cinco filmes nomeados na categoria de Melhor Curta-Metragem da 50.ª edição dos Annie Awards, conhecidos popularmente como os “Óscares” do cinema de animação, atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação para distinguir produções em curta e longa-metragem.
De acordo com a lista de nomeados publicada no site oficial, a animação portuguesa compete com “Amok”, do húngaro Balázs Turai, “Black Slide”, do israelita Uri Lotan, “Love, Dad”, da checa Diana Cam Van Nguyen, e “The Flying Sailor”, das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.
Exibida em estreia mundial na Semana da Crítica, uma das secções paralelas do Festival de Cannes, onde venceu o Prémio Descobertas, a curta nacional, com coprodução com Reino Unido e França, fez história e tornou-se na primeira animação a conquistar o troféu.
A partir daí foi exibido e premiado em vários outros festivais internacionais e faz parte dos 15 finalistas candidatos a uma nomeação aos Óscares, onde também se encontram “O Homem do Lixo“, de Laura Gonçalves, e “O Lobo Solitário“, de Filipe Melo.
A história de “Ice Merchants” gira em torno de um pai e filho, que todos os dias saltam de paraquedas, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
Na categoria de Longa-Metragem estão nomeados “Turning Red — Estranhamente Vermelho”, “Pinóquio de Guillermo del Toro”, “O Gato das Botas: O Último Desejo”, “The Sea Beast” e “Wendell & Wild”. Todos os vencedores serão conhecidos numa cerimónia que se realiza no dia 25 de fevereiro, em Los Angeles.