Pela primeira vez na história do cinema português, há um filme de produção nacional que está na corrida por um dos mais importantes prémios da indústria cinematográfica. O filme “Ice Merchants“, de João Gonzalez, está entre os cinco nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação .
Para arrecadar a estatueta dourada, o filme português terá de superar filmes como “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”, um dos principais candidatos, e ainda “The Flying Sailor”, “My Year of Dicks” e “An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It”.
A história de “Ice Merchants” gira em torno de um pai e filho, que todos os dias saltam de paraquedas, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
“O Homem do Lixo“, de Laura Gonçalves, que também fazia parte dos 15 pré-selecionados, não conseguiu a almejada nomeação, o mesmo que aconteceu a “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo, que estava na short-list da categoria de curtas-metragem em imagem real.
Resta agora aguardar pelo dia 12 de março, dia em que se realiza a cerimónia da 95.ª edição dos Óscares, para se saber se “Ice Merchants” conseguirá a estatueta e abrilhantar ainda mais este feito inédito.