“Il Traditore” de Marco Bellocchio foi escolhido como representante de Itália na corrida aos Óscares

Il Traditore - Filme de Marco Bellocchio candidato aos Oscares

Il Traditore“, um drama criminal biográfico do realizador Marco Bellocchio, filme que se estreou mundialmente no passado Festival de Cannes, foi escolhido como representante de Itália na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional.

O filme que segue o primeiro membro de alto escalão da Cosa Nostra a quebrar o juramento de silêncio da máfia siciliana, foi selecionado de uma lista de cinco títulos, por um comité convocado pela associação italiana de cinema ANICA.

Entre os filmes que ficaram de fora da corrida, consta o outro principal candidato, “Martin Eden”, de Pietro Marcello, que recentemente foi premiado nos festivais de Veneza e Toronto. “Piranhas – Os Meninos da Camorra“, de Claudio Giovannesi, “Il Vizio Della Speranza”, de Edoardo De Angelis e “Il Primo Re”, de Matteo Rovere, completam a lista.

Confira a lista dos filmes já submetidos a uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional

Em “Il Traditore”, Pierfrancesco Favino interpreta Tommaso Buscetta, que em 1984 decidiu começar a cooperar com promotores italianos e, mais tarde, americanos, depois de uma guerra na Cosa Nostra, que causou a morte de membros da sua família. Conhecido como o “chefe dos dois mundos”, voltou-se contra a facção Corleonesi na primeira grande traição entre os altos escalões da Cosa Nostra. As suas revelações permitiram uma reconstrução judicial da organização e estrutura da máfia siciliana.

Com orçamento de aproximadamente US$ 12 milhões, o filme é uma coprodução entre o IBC Movie da Itália e a Kavac Film com a Rai Cinema, a francesa Ad Vitam Production, a alemã Match Factory Productions e a brasileira Gullane. Ainda sem estreia anunciada, a Alambique Filmes já garantiu a distribuição nos cinemas portugueses.

As nomeações para o Melhor Filme Internacional serão anunciadas juntas com outras categorias a 13 de janeiro de 2020. A 92ª edição dos Óscares será realizado a 9 de fevereiro de 2020.

Assista ao trailer oficial de “Il Traditore”:

Artigos relacionados