“IndieJúnior Porto”: Sexta edição decorre entre os dias 25 e 30 de janeiro

IndieJunior Porto decorre em janeiro de 2022

Vem aí mais uma edição do IndieJúnior Porto – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil, festival que há seis anos liga os públicos mais novos ao cinema, com a promessa de fazer a ponte entre o real e o imaginário. Para além do Teatro Rivoli, também a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Casa das Artes, o Maus Hábitos e a Reitoria da Universidade do Porto voltam a acolher o festival, ajudando a espalhar o cinema pela cidade do Porto.

Nesta 6ª edição, que vai decorrer entre os dias 25 e 30 de janeiro, as salas de cinema também voltam a abrir-se à comunidade escolar e às famílias para um novo mergulho num mundo cheio de cores, sonhos e conhecimento no grande ecrã!

Após “cinco edições muito felizes, coloridas e relevantes”, a organização garante que o festival veio só para ficar, mas também para “continuar a abrir caminhos e a criar pontes, sólidas e duradouras, entre o público e o mundo da imaginação”, e que, ao invés do “betão, o ferro e a madeira habituais”, tão usados nas pontes do Porto, quer para que parta, quer para quem chegue, “estas pontes são construídas com a magia do cinema”.

Apesar de continuar a enfrentar alguns desafios, o festival readaptou-se a esta nova realidade com a alegria e a resiliência necessárias. E tudo arranca já no próximo dia 15, com o Warm Up, a realizar-se na Reitoria da Universidade do Porto, às 11:00h. Para esta pré-abertura, os filmes escolhidos são “A Bruxa e o Bebé”, “A Linha”, “Avós Natal”, “Hugo e o Holger”, “Os Sete Cabritinhos” e ainda “O Pequeno Barco que Queria Voar”.

Filme “A Bruxa e o Bebé”

Um dos destaques desta edição é o Filme-Debate “Os Desafios dos Jovens Estrangeiros e a Sua Integração”, que terá lugar no dia 27, às 11:00h, na Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto, cuja conversa partirá do filme “Boa Viagem”, de Fabio Friedli, uma pequena animação que retrata as crueldades e dificuldades das travessias de pessoas que procuram uma nova vida noutro país.

O Cinema de Colo, que fez sucesso nas edições de 2019 e 2020, regressa ao Teatro Rivoli, com uma cenografia acolhedora para receber os bebés de até 3 anos de idade na sua primeira sessão de cinema da vida.

Já o encerramento da 6ª edição do IndieJúnior Porto terá lugar no Grande Auditório do Teatro Rivoli, a partir das 16:15h, com o cine-concerto “Quando o Cinema Nasceu”, com um mergulho nalguns dos filmes mais divertidos da história do cinema mudo que tantas gargalhadas nos arrancam ainda hoje, mais de 100 anos depois. Com a sua viola d’arco, José Valente acompanhará as obras primas do cinema projetadas e revelará a sua identidade como músico irreverente, virtuoso e contemporâneo. Antes do cine-concerto, serão anunciados os grandes premiados da edição 2022.

Ainda de acordo com a organização, esta sexta edição “chega com novos filmes, parcerias renovadas e muitos jovens programadores”, e com um programa que apresenta, entre outras propostas, “uma competição que este ano integra cerca de 50 filmes”, entre longas e curtas-metragens, ficções, documentários e animações.

Assim como em edições anteriores, alguns destes filmes foram escolhidos por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, de quatro escolas do Porto (Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, Agrupamento de Escolas Sophia Mello Breyner, Agrupamento de Escolas Garcia de Orta e Escola Profissional de Campanhã), no âmbito da iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema”, organizada em parceria com o Programa Paralelo, do Teatro Rivoli.

A programação completa bem como mais informações sobre o 6º IndieJúnior Porto serão divulgadas muito brevemente. Até lá, pode acompanhar as novidades no site oficial do IndieJúnior Porto.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados