IndieLisboa 2015 realiza-se entre os dias 23 abril e 3 de maio

IndieLisboa 2015

A 12ª edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa – IndieLisboa, vai realizar-se na capital portuguesa entre os dias 23 de abril e 3 de maio de 2015.

O evento está dividido em várias seções:

Competição Internacional: Composta por longas e curtas metragens, terminadas em 2014 ou 2015 e que nunca tenham sido apresentadas publicamente em Portugal. Concorrem filmes de ficção, animação, documentários ou obras experimentais, que sejam primeiras, segundas e terceiras obras, numa aposta clara em novos realizadores.

Competição Nacional: Curtas e longas metragens, também terminadas em 2014 ou 2015 e de preferência em estreia nacional e ou mundial. Este ano, esta seção é independente das outras e terá um júri próprio.

Silvestre: Esta seção estreia-se no IndieLisboa e é uma homenagem a João César Monteiro, realizador de um filme homónimo e que integram filmes mais arriscados, que não têm medo e seguir caminhos inesperados, recusar imposições ou procurar estradas alternativas, ainda que um pouco mais selvagens ou perigosas.

Novíssimos: Competição dedicada à descoberta de novos valores em Portugal, sejam estudantes de cinema, auto-didactas ou outros talentos que despontam para a arte cinematográfica.

IndieJúnior: Competição para o público mais jovem (infanto-juvenil), com apresentação de programas de curtas e de longas metragens. Concorrem filmes de animação, ficção e documentários.

IndieMusic: Seção composta na sua maioria por documentários sobre a cena musical pop/rock independente e os seus protagonistas.

Director’s Cut: Composta por títulos antigos recentemente restaurados, redescobertas ou ainda filmes que reflictam sobre o cinema enquanto expressão artística ou a sua história.

Sessões Especiais: Filmes de cineastas consagrados serão apresentados nesta secção.

Na programação, constam filmes que já têm estreia marcada para as salas de cinemas portuguesas:

23/abril – 18:30 h – Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira
Capitão Falcão‘ de João Leitão
Estreia nos cinemas: 23/abril

23/abril – 21:30 h – Culturgest – Grande Auditório
Enquanto Somos Jovens (While We’re Young)’ de Noah Baumbach
Estreia nos cinemas: 11/junho

24/abril – 18:00 h – Culturgest – Grande Auditório
Pássaro Branco (White Bird in a Blizzard)’ de Gregg Araki
Estreia nos cinemas: 21/maio

25 de abril – 21:15 h – Culturgest – Grande Auditório
Éden‘ de Mia Hansen-Løve
Estreia nos cinemas: 30/abril

29/abril – 21:00 h – Aula Magna – Reitoria da Universidade de Lisboa
A Respeito da Violência (Concerning Violence)’ de Göran Olsson
Estreia nos cinemas: 30/abril

Mais informações no site oficial do IndieLisboa 2015.

Artigos relacionados