“Ingmar Bergman – A Vida e Obra do Génio”: Proposta da RTP2 para este domingo

RTP2 exibe o filme Ingmar Bergman A Vida e Obra do Génio

A proposta da RTP2 para este domingo, 11 de julho, é o filme “Ingmar Bergman – A Vida e Obra do Génio“, da realizador alemã Margarethe von Trotta, que observa a vida e obra do realizador sueco, as relações pessoais e profissionais, e o legado que deixou às futuras gerações de artistas. Para ver no canal público às 23:45h.

O documentário, que conta com a participação de Liv Ullmann, Ruben Östlund, Olivier Assayas, Gunnel Lindblom, Carlos Saura, Jean-Claude Carrière e Mia Hansen-Løve, entre outros, aborda temas recorrentes dos filmes e da vida de Ingmar Bergman, e viaja até alguns dos lugares que marcaram a sua conquista criativa, paisagens míticas dos filmes, e percorre várias etapas da sua carreira na Suécia, França e Alemanha.

No filme, a cineasta observa de perto o mestre sueco e explora o seu legado cinematográfico, através de familiares e colaboradores próximos, à frente e atrás das câmaras, assim como da nova geração de cineastas.

Ernst Ingmar Bergman nasceu a 14 de Julho de 1918, em Uppsala (Suécia). A sua estreia no mundo cinematográfico aconteceu em 1946, com o filme “Kris”, mas o verdadeiro reconhecimento chegou com “O Sétimo Selo”, que venceu o Prémio do Júri no Festival de Cinema de Cannes, em 1957.

Na sua filmografia encontram-se títulos como “Em Busca da Verdade” (1961), “Lágrimas e Suspiros” (1972) ou “Fanny e Alexandre” (1982), todos vencedores de Óscares, que deram a Bergman o estatuto internacional de grande mestre do cinema moderno europeu. Em 1998, recebeu a Palma de Ouro de carreira no Festival de Cannes.

Assista ao trailer de “Ingmar Bergman – A Vida e Obra do Génio” e amanhã veja o filme na RTP2.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *