Ainda a celebrar o sucesso de “Avatar: O Caminho da Água“, que continua a bater recordes de bilheteira, James Cameron, numa entrevista ao LA Times, revelou que ainda continua com os seus planos para dirigir a adaptação de “O Último Comboio de Hiroxima : Os Sobreviventes Olham Para Trás“, um livro de não-ficção de Charles Pellegrino, com o título original “The Last Train from Hiroshima: The Survivors Look Back”.
O livro faz um relato detalhado dos bombardeios das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki durante os eventos da Segunda Guerra Mundial a partir das perspetivas dos sobreviventes. Algum tempo depois da publicação do livro, em 2010, Cameron manifestou o seu interesse em adaptar a história para o grande ecrã.
Como preparação para o filme, Cameron visitou e entrevistou Tsutomu Yamaguchi, o único sobrevivente conhecido que esteve presente durante os dois atentados em Hiroshima e Nagasaki. Mas Yamaguchi acabou por falecer pouco tempo depois e o projeto acabou por ser arquivado, pois o cineasta decidiu dedicar os seus esforços criativos às quatro sequelas de “Avatar”.
No entanto, parece que o projeto vai mesmo avançar, já que o realizador revelou ao LA Times que deseja tirar uma folga antes da produção de “Avatar 4” para trabalhar no filme de Hiroshima, acrescentando que esta é a sua oportunidade devido aos recentes e significativos eventos como a guerra na Ucrânia e o ressurgimento do nacionalismo em todo o mundo.
“Vivemos num mundo mais precário do que pensávamos. Acho que o filme de Hiroshima seria mais oportuno do que nunca, se não mais. Isso lembraria às pessoas o que essas armas realmente fazem quando são usadas contra alvos humanos”, disse Cameron sobre a adaptação, sem referir qualquer previsão para o início da produção.