Jamie Lee Curtis recebe Leão de Ouro de carreira no Festival de Veneza

Jamie Lee Curtis recebe Leão de Ouro de carreira em Veneza

A organização da 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza anunciou esta quarta-feira (30) que vai distinguir a atriz norte-americana Jamie Lee Curtis com o Leão de Ouro de carreira, numa cerimónia que decorrerá a 8 de setembro, momentos antes da estreia mundial, fora de competição, de “Halloween Mata“, de David Gordon Green, em que a atriz volta a interpretar Laurie Strode.

No comunicado do festival, a atriz de 62 anos referiu que sente-se honrada pela homenagem, considerando que a franquia de terror Halloween é particularmente significativa para ela, e que o seu papel como Laurie Strode lançou e sustentou a sua carreira, influenciada pelo cinema italiano.

“Não poderia estar mais orgulhosa e feliz em receber este prémio do Festival de Veneza em nome de Laurie [Strode] e de todas as corajosas heroínas do mundo que se superam perante obstáculos aparentemente intransponíveis e que se recusam a desistir”, afirmou a atriz.

Para Alberto Barbera, diretor do festival, Jamie Lee Curtis pertence àquele grupo rarefeito de atores de Hollywood que melhor refletem as qualidades que são a alma da indústria cinematográfica global e do seu legado, sublinhando que é “descendente da aristocracia do cinema norte-americano, filha de duas estrelas inesquecíveis”, Tony Curtis e Janet Leigh, destacando também a sua versatilidade, carisma incomparável e personalidade marcante ao longo da sua carreira.

Jamie Lee Curtis estreou-se no cinema com “O Regresso do Mal” (Halloween), de John Carpenter, e até ao momento, a sua extraordinária carreira de quatro décadas abrange mais de quarenta longas-metragens. A atriz também combina o seu trabalho como autora de livros infantis e o seu compromisso com seu missões de caridade.

A 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza decorre de 1 a 11 de setembro.

“Halloween Mata” estreia nos cinemas nacionais a 14 de outubro. Assista ao trailer legendado.

Artigos relacionados