Jim Broadbent e Helen Mirren serão marido e mulher na comédia “The Duke”

Jim Broadbent e Helen Mirren no filme The Duke

Os veteranos atores Jim Broadbent (Rei dos Ladrões) e Helen Mirren (Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw), ambos vencedores de um Óscar, vão liderar o elenco da nova comédia do realizador Roger Michell (Fim-de-Semana em Paris), intitulado “The Duke”, em que a dupla atuará como marido e mulher.

O guião foi escrito por Richard Bean e Clive Coleman, baseado na história da vida real de Kempton Bunton, um motorista de táxi de 60 anos, que em 1961 roubou a pintura de Francisco Goya, “Portrait of the Duke of Wellington”, da Galeria Nacional de Londres.

Bunton enviou uma nota de resgate dizendo que só devolveria a imagem com a condição de que o governo britânico concordasse em fornecer TV gratuita para os idosos. No entanto, descobriu-se que estava a tecer uma teia de mentiras, com a história completa a emergir mais de 50 anos depois. O incidente foi o primeiro e ainda único roubo na história da Galeria Nacional. Bunton morreu em 1976 aos 72 anos.

Foto de Kempton Bunton
Kempton Bunton

Nicky Bentham, um dos produtores, trabalha no projeto há quatro anos desde que respondeu a um email do neto de Kempton Bunton, que lhe disse que tinha uma história. Começou então a pesquisar os detalhes e numa visita à família, descobriu uma riqueza de material de origem, incluindo recortes da imprensa, transcrições de tribunais, fotos de família e escritos originais de Bunton, que acabou por ser um dramaturgo amador.

Quanto à escolha de Broadbent para o papel principal, Bentham disse que nem foi preciso escrever uma lista: “Se olharem para as fotos [de Bunton], é difícil imaginar mais alguém. Felizmente, respondeu rapidamente e positivamente ao material, assim como Mirren.”

O projeto da Pathé será produzido em associação com a Neon Films, a Ingenious Media e a Screen Yorkshire, estando previsto começar a ser filmado em janeiro do próximo ano.

Artigos relacionados