Johnny Depp será homenageado nos festivais de San Sebastián e Karlovy Vary

Johnny Depp vai ser homenageado nos festivais de San Sebastian e Karlovy Vary

No momento mais difícil da sua carreira, depois de ter sido acusado de violência doméstica pela ex-mulher Amber Heard, o ator norte-americano Johnny Depp (À Espera dos Bárbaros) será homenageado na 69ª edição do Festival de Cinema de San Sebastián e no 55º Karlovy Vary International Film Festival.

No evento espanhol, que vai acontecer entre 17 e 25 de setembro, o ator vai receber o prémio Donostia, criado em 1986, como forma de “reconhecer o extraordinário contributo ao mundo do cinema dado por grandes figuras que ficarão para sempre na sua história”, e que em edições anteriores foi atribuído a Gregory Peck, Bette Davis, Lauren Bacall, Robert Mitchum, Al Pacino, Ethan Hawke e Sigourney Weaver, entre outros.

Deep vai receber o prémio de carreira no dia 22 de setembro, uma distinção que, segundo a organização do festival, é atribuída a “um dos mais talentosos e versáteis atores do cinema contemporâneo”. O festival recordou ainda que o ator “já interpretou escritores, polícias infiltrados ou foragidos” e que participou em elencos ao lado de figuras importantes do cinema mundial.

Já no Karlovy Vary, festival que vai decorrer entre 20 e 28 de agosto na República Checa, Deep será homenageado pela sua extensa carreira e o seu legado duradouro na indústria cinematográfica em todo o mundo. Nesta edição, Michael Caine receberá um Globo de Cristal pela sua extraordinária contribuição artística para o cinema mundial.

“Estamos extremamente honrados em dar as boas-vindas ao festival de um ícone do cinema contemporâneo”, disse o diretor executivo do KVIFF, Krystof Mucha. O diretor artístico do evento, Karel Och, acrescentou: “Nós admiramos o Sr. Depp há muito tempo e estamos emocionados em conceder-lhe esta honra.”

Para homenagear a filmografia e as capacidades artísticas cada vez maiores de Depp, o festival exibirá “Crock of Gold: A Few Rounds with Shane MacGowan”, um dos mais recentes trabalhos como produtor cinematográfico, e “Minamata“, em que, para além de produtor, é também um dos protagonistas.

Artigos relacionados