Apesar de todas as polémicas à volta de Johnny Depp (Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald), o certo é que continua a ser um dos atores mais requisitados para novos projetos. Depois de esta semana ter sido anunciado para estrelar “Waiting for the Barbarians”, o ator de 55 anos foi agora confirmado como protagonista de “Minamata”, um drama biográfico independente em que vai dar vida ao fotógrafo de guerra W. Eugene Smith.
A história do filme será centrada no trabalho de Smith como fotógrafo da revista Life Magazine, mas que começará com Smith como um recluso, com os seus dias de glória da cobertura da Segunda Guerra Mundial, deixados para trás. Mas Ralph Graves, um velho amigo e editor da Life, convence-o a regressar ao Japão para expor uma grande história: a devastadora aniquilação da comunidade costeira de Minamata por envenenamento com mercúrio.
O projeto vai entrar em produção no Japão em janeiro do próximo ano, seguindo depois para Sérvia, com o estreante Andrew Levitas atrás das câmaras. O guião tem a assinatura de David K. Kessler, adaptado do livro do próprio W. Eugene Smith e da sua esposa Aileen Mioko Smith.
“Minamata” será produzido pela produtora de Deep, a Infinitum Nihil, com a HanWay Films encarregada da distribuição internacional e pelas vendas do projeto, que será apresentado no American Film Market, que tem início no dia 31 de outubro,em Santa Monica, na Califórnia.