Kenneth Branagh com planos para fazer uma animação das obras de Shakespeare

Kenneth Branagh planeia fazer filme animado das obras de Shakespeare

O britânico Kenneth Branagh é provavelmente o cineasta mais entusiasta da obras do poeta e o mais influente dramaturgo do mundo, o inglês William Shakespeare. Nos créditos da sua prolífica carreira como realizador, argumentista e ator já conta com várias adaptações, entre elas, “Henrique V (1989)”, o filme de estreia atrás das câmaras, “Muito Barulho por Nada (1993)”, “Othello (1995)” ou “Hamlet (1996).

Agora, numa recente entrevista para falar sobre o lançamento de “Artemis Fowl” no Disney+ , o cineasta revelou a Steve Weintraub, jornalista do Collider, que os futuros filmes do seu amado autor nunca estão longe da sua mente e que podem ser animados.

“Estou sempre perto de fazer outro [filme baseado em obras de Shakespeare]. Passo muito tempo a pensar numa animação Shakespeare, mas sempre espero pelo momento em que o desejo de fazê-lo se torne uma necessidade absoluta e não apenas um desejo […]. “Rei Lear” é um projeto que me vem a tentar há algum tempo. Essas coisas que conheço também são fruto de um gigantesco estudo. Eu tento e ouço esse universo, esperando pelo momento de pisar no acelerador. Então sim, estive perto, mas até agora esse momento não chegou”, disse Branagh.

Quando questionado se haveria algo mais, o cineasta referiu que um exemplo óbvio que lhe veio à mente quando estava a fazer “Artemis Fowl” era a comédia “Sonho de uma Noite de Verão”, porque o uso de magia de Shakespeare naquela peça é um convite tão fantástico à imaginação humana, já que, o mundo dos efeitos visuais, como o conhecemos agora, poderiam proporcionar uma emoção cinematográfica, em todos os tipos de formas.

“Animação, animação IMAX, quem sabe”, concluiu Branagh, que talvez com o recente trabalho em “Tenet“, ao lado de Christopher Nolan, amante de câmeras IMAX, lhe tenha sido muito útil.

Enquanto se aguardam por novidades, Branagh já tem em pós-produção a adaptação “Morte no Nilo” (Death on the Nile), uma nova versão do romance de outro nome de renome da literatura, Agatha Christie, que está previsto estrear nos cinemas nacionais a 8 de outubro.

Artigos relacionados