Foi divulgado o primeiro trailer de “Km 224“, o novo filme do realizador António-Pedro Vasconcelos, um drama que aborda, de modo ficcional, as marcas que os divórcios podem causar nos filhos menores, “que sofrem os efeitos das disputas, muitas vezes violentas, pela partilha do poder parental, entre os pais separados”.
Rodado em Lisboa no Verão de 2021, a partir de uma ideia original de Filipa Martins, o filme é protagonizado por José Fidalgo, Ana Varela e pelos jovens Gonçalo Menino e Sebastião Matias. Do elenco fazem ainda parte Joana Africano, Lia Gama, Pedro Hossi, Ana Cristina Oliveira, Susana Arrais, Rui Morisson e André Gomes.
“Km 224” conta a história de um divórcio conflituoso entre Mário (Fidalgo) e Cláudia (Varela), marcado pela disputa da guarda dos dois filhos, Mateus (Menino) de 6 anos e Francisco (Matias) de 7. Mário é arquiteto e um pai pouco tradicional, que vê na alegria a principal regra da educação, mas, por incúria ou azar, sujeita por vezes os filhos a situações menos convencionais.
Por outro lado, Cláudia, que tem um lugar de responsabilidade numa rede de hotéis multinacional, é focada no trabalho e obcecada com a estabilidade. E a instabilidade de Mário choca com as suas preocupações. As crianças moram alternadamente com os progenitores, mas esse regime tácito é posto em causa quando Cláudia aceita um emprego noutro país, o que acabará por levar Cláudia e Mário a reavaliar muitas das suas certezas e a questionar os efeitos das suas divergências sobre a felicidade dos filhos.
“A história que aqui conto é uma ficção, mas é inspirada em situações que, diariamente, e cada vez mais, afetam todas as famílias. E, como sabemos, são as ficções que nos ajudam a perceber a verdade. Por isso, este é um filme sobre o nosso tempo. E é um filme sobre todos nós”, lê-se nas notas de intenções de António-Pedro Vasconcelos.
Com distribuição da NOS Audiovisuais, “Km 224” estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 21 de abril.