“La Plus Precious des Marchandises”: Michel Hazanavicius vai dirigir animação sobre o Holocausto

Michel Hazanavicius vai dirigir o filme La Plus Precious des Marchandises

O cineasta francês Michel Hazanavicius, vencedor de um Óscar por “O Artista”, vai adaptar ao grande ecrã o conto mais vendido de Jean-Claude Grumberg, “La Plus Precious des Marchandises”, num filme de animação.

O conto, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e tendo como pano de fundo o Holocausto, será coproduzido pela Les Films du Fleuve, produtora dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne com a Studiocanal, que irá lidar com todos os direitos, incluindo as vendas internacionais.

A história entrelaça os destinos de uma família judia, incluindo gémeos recém-nascidos, que são presos em Paris e deportados para Auschwitz, e um casal pobre de lenhadores que vive nas profundezas de uma floresta polaca. Num comboio com destino ao campo da morte, o jovem pai coloca um dos gémeos num caixote e atira-o para a neve fora do comboio. A solitária mulher lenhadora, cuja única distração é observar os comboios a passar, encontra a caixa e descobre a criança que estava esperando com tanto fervor.

“Opondo a força da vida à indústria da morte, o relato de Grumberg consegue encontrar algo bonito para contar sobre [um período] que permanecerá para sempre como uma mancha na história da humanidade”, disse Hazanavicius que irá escrever o guião junto com o autor do livro, que foi publicado em janeiro deste ano e traduzido para mais de 10 idiomas.

Esta é a terceira colaboração de Hazanavicius com a StudioCanal depois de ter dirigido em 2017, “Godard, O Temível“, um filme biográfico sobre Jean-Luc Godard e o próximo “Le Prince Oublié”, filme que tem estreia marcada para janeiro de 2020. Após o lançamento, começará a trabalhar na animação com o objetivo de estrear nos cinemas em 2022.

Artigos relacionados