Lembram-se do Franjinhas? Em marcha um reboot da série animada “O Carrossel Mágico”

Quem se lembra da série infantil “O Carrossel Mágico”? Provavelmente avós e pais, que entre as décadas de 60 e 80 ainda eram crianças e que recordam com nostalgia personagens inesquecíveis como o cão Franjinhas, a Anita, o caracol Ambrósio, o coelho Flávio, o Tio Realejo, e o feiticeiro Saltitão tornicotim tornicotão – o mau da fita – que faz várias maldades aos amigos do carrossel.

Pois bem, os netos e filhos dessas pessoas vão ter agora a oportunidade conhecer melhor todos os personagens da icónica série infantil francesa criada por Serge Danot em 1963, já que a Mediawan Kids & Family está a produzir um reboot destinado a uma nova geração em idade pré-escolar. A primeira temporada irá contar com 52 episódios com a duração de 11 minutos cada um.

Julien Borde, diretor da Mediawan Kids and Family, disse que a empresa recrutou dois dos mais renomados especialistas em pré-escola, Beth Gardiner e Jenny Landreth, para criar esta versão atualizada, em que “os personagens serão modernizados para estarem em sintonia com as crianças de hoje”, mas mantendo o ADN da original, explicou o executivo.

“Le Manège Enchanté”, título original da série, foi um sucesso global tendo sido adaptada em 30 idiomas e mais de 60 países, cativando crianças de várias gerações, inclusive em Portugal, já que foi presença constante na programação da RTP durante muitos anos. Os primeiros episódios foram produzidos ainda a preto e branco, que podem ser vistos no Museu Virtual da RTP.

A série também se tornou na primeira a ser dobrado em português de Portugal, com João Perry a dar voz ao cão Franjinhas, uma das personagens que sobressaiu da série, e aquela que as crianças mais gostavam e mais queriam ver, pois o cão, que fazia tudo por açúcar, era muito fofo para passar despercebido,

Depois de uma longa-metragem em 1970, a série foi relançada em 1973, com a emissão de 100 episódios, que tiveram o mesmo sucesso da original. Já em 1989 foram produzidos mais uma leva de nova episódios que, apesar de encantarem essa geração, não conseguiram alcançar o impacto dos anteriores. Depois disso também foi desenvolvido um filme em 3D e mais alguns episódios para TV, que não corresponderam à expetativa.

De recordar ainda que a série original também fez muito sucesso com uma coleção de 16 bonecos que eram oferecidos e vinham dentro das embalagens dos Gelados Olá. Na altura, também foi lançada uma coleção de cromos e um peluche do Franjinhas, um brinquedo que todas as crianças queriam ter.

Artigos relacionados