Leopardo Filmes e Medeia Filmes exibem a obra completa de Andrei Tarkovsky

ciclo andrei tarkovsky

A Leopardo Filmes e a Medeia Filmes, apresentam e exibem a partir de amanhã, dia 11 de fevereiro, a obra integral do cineasta russo Andrei Tarkovsky.

Os oito filmes, serão exibidos no Espaço Nimas, em Lisboa, e no Teatro Municipal Campo Alegre, no Porto, com extensão a Coimbra, Braga, Setúbal, Figueira da Foz e Castelo Branco, entre outras localidades.

Veja os detalhes do filmes:

O ROLO COMPRESSOR E O VIOLINO (1960)

Com: Igor Fomchenko, Vladimir Zamansky, Marina Adzhubei, Yuri Brusser

Sinopse: A história de um rapaz, um violino e um rolo compressor. Todas as manhãs, o rapaz enfrenta um desafio: tem de atravessar o pátio de um velho casario em Moscovo sob o escárnio de arruaceiros locais. Mas neste dia será diferente, pois o pátio está a ser alcatroado e o condutor do barulhento rolo compressor vermelho defende o rapaz.

A INFÂNCIA DE IVAN (1962)

Com: Nikolay Burlyaev, Valentin Zubkov, Evgeniy Zharikov, Stepan Krylov

Sinopse: Após perder os seus pais na II Guerra Mundial, o jovem Ivan começa a trabalhar para o exército soviético como batedor na retaguarda da defensiva alemã e acaba por formar uma amizade com três oficiais soviéticos.

ANDREI RUBLEV (1966)

Com: Anatoliy Solonitsyn, Ivan Lapikov, Nikolay Grinko, Nikolay Sergeev

Sinopse: Um conto medieval arrebatador sobre a vida do maior pintor iconográfico russo. O fresco de um período turbulento do século XV na Rússia, marcado por lutas intermináveis entre príncipes rivais e invasões. Um filme sobre o poder das imagens e das sensações.

SOLARIS (1972)

Com: Natalya Bondarchuk, Donatas Banionis, Jüri Järvet, Vladislav Dvorzhetskiy

Sinopse: Os três últimos residentes da estação espacial Solaris têm enviado misteriosas comunicações ao controlo terrestre. Quando o astronauta e psicólogo Kris Kelvin é enviado para investigar o fenómeno, começa a sentir os mesmos sintomas estranhos que afligem os tripulantes da estação, atirando-o para uma viagem até aos mais sombrios recantos do seu consciente.

O ESPELHO (1974)

Com: Margarita Terekhova, Oleg Yankovskiy, Filipp Yankovskiy, Ignat Daniltsev

Sinopse: Um filme sobre memória, reflexão e mistério, que agita o espectador até às profundezas da sua alma. Um homem moribundo aos quarenta anos recorda o passado. A sua infância, a mãe, a Guerra, momentos pessoais, o misticismo do quotidiano e aspectos relacionados com a história da Rússia moderna, que se perdem nas preocupações mundanas do dia-a-dia.

STALKER (1979)

Com: Alisa Freyndlikh, Aleksandr Kaydanovskiy, Anatoliy Solonitsyn, Nikolay Grinko

Sinopse: Na chamada “Zona Proibida” há rumores de que existe um quarto onde os mais íntimos desejos são realizados. Um badalado escritor e um professor autoritário partem em busca deste quarto, cada um com as suas razões, que preferem não revelar. São guiados por Stalker – o guia da Zona, que é tanto um santo tolo como o apóstolo de uma nova fé.

NOSTALGIA (1983)

Com: Oleg Yankovskiy, Erland Josephson, Domiziana Giordano, Patrizia Terreno

Sinopse: Um poeta russo, sentindo-se aprisionado pela fama e por um casamento infeliz, parte à procura do seu passado cultural em Itália. Viaja pela Toscana com Eugenia, a sua intérprete italiana. Um encontro com Domenico, um velho aparentemente lunático, acaba por permitir ao escritor compreender o segredo da sua própria nostalgia.

O SACRIFÍCIO (1986)

Com: Erland Josephson, Susan Fleetwood, Allan Edwall, Guðrún S. Gísladóttir

Sinopse: Alexander, jornalista e intelectual, confessa ao seu filho pequeno a preocupação que sente em relação à falta de espiritualidade no mundo moderno. Na noite do seu aniversário, irrompe a Terceira Guerra Mundial. Num momento de desespero, Alexander vira-se para Deus, argumentando e oferecendo-Lhe tudo para evitar o holocausto nuclear.

Assista ao trailer promocional:

Artigos relacionados