“Listen”: Filme de Ana Rocha de Sousa é o candidato de Portugal aos Óscares

Listen candidato de Portugal aos Oscars

Listen“, a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, foi eleito pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema como o candidato de Portugal a uma nomeação aos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional.

A votação decorreu entre os dias 2 e 15 de novembro, e “Listen” foi o mais votado da lista de quatro filmes previamente selecionados, da qual faziam parte “Mosquito“, de João Nuno Pinto, “Patrick“, de Gonçalo Waddington, e “Vitalina Varela“, de Pedro Costa.

Sobre a escolha do representantes português, Paulo Trancoso, Presidente da APC, em comunicado, considera que:

“Qualquer um dos quatro nomeados seria um digno representante, mas a escolha de uma primeira obra que conquistou Veneza, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, e que rapidamente se tornou no filme português mais visto do ano apesar do momento crítico que atravessamos, revela um voto de esperança no talento dos cineastas portugueses, cada vez mais reconhecidos além-fronteiras e acarinhados pelo público nacional.”

Como existe a hipótese da Academia de Cinema dos EUA considerar o filme ilegível pelo facto de ser falado em inglês, Paulo Trancoso, em declarações à agência Lusa esclareceu que é possível escolher outro candidato.

“Esperemos que não haja entraves, só um comité específico fará a análise dos filmes. Mas não poderíamos coartar o filme a ser candidato. O filme tem língua inglesa, tem língua portuguesa, tem língua gestual, o contexto da linguagem está adequado, é uma história facilmente identificável que é sobre uma comunidade portuguesa”,
– disse Paulo Trancoso.

Protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles, o filme estreou nos cinemas portugueses a 21 de outubro, e desde então já foi visto por mais de 29.300 espectadores, tornando no mais filme português mais visto este ano nos cinemas.

Numa primeira fase, entre os filmes submetidos, serão pré-selecionados 10 filmes que serão revelados a 9 de fevereiro, dos quais sairão os cinco candidatos finais à estatueta dourada de Melhor Filme Internacional que serão anunciados juntamente com as outras categorias a 15 de março. O vencedor será conhecido na 93ª edição dos Óscares que se realiza no dia 25 de abril de 2021.

Artigos relacionados