“Lobo e Cão”: Filme de Cláudia Varejão premiado em Veneza

Lobo e Cão“, a primeira longa-metragem não documental da cineasta portuguesa Cláudia Varejão, venceu o prémio principal da competição “Dias dos Autores”, uma mostra paralela ao Festival Internacional de Cinema de Veneza, atribuído por um júri presidido pela cineasta francesa Céline Sciamma.

A história do filme gira em torno de Ana, uma mulher que nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e tradições. É a filha do meio de três irmãos. Vivem com a mãe e com a avó. Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, o seu melhor amigo que gosta tanto de vestidos como de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido.

Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar.

Rodado em São Miguel, nos Açores, o drama apresenta nos papéis principais Ana Cabral, Ruben Pimenta, Cristiana Branquinho, Marlene Cordeiro, João Tavares, Nuno Ferreira, Mário Jorge Oliveira, Luísa Alves e Maria Furtado.

O filme, descrito como “uma ode encantada à comunidade queer da ilha onde o brilho crepuscular atravessa o imenso Oceano Atlântico”, é uma produção da portuguesa Terratreme Filmes com a francesa La Belle Affaire.

Assista ao trailer de “Lobo e Cão”, filme que ainda não tem definida uma data de lançamento nos cinemas portugueses.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados