“Luz Obscura”: Trailer do novo documentário de Susana de Sousa Dias

A Alambique Filmes divulgou o trailer do documentário “Luz Obscura”, o novo trabalho da realizadora portuguesa Susana de Sousa Dias, depois de ter dirigido “Natureza Morta (2005)” e “48 (2009)”, voltando a centrar-se na época do Estado Novo, reflectindo sobre os seus efeitos nas crianças, a memória e o esquecimento, através de um filme que explora a rede familiar que se esconde por detrás de um preso político.

A partir de fotografias da polícia política portuguesa (1926-1974), e de uma imagem de cadastro de Albina Fernandes, presa política, com o seu filho, a realizadora procurou saber mais sobre esta família. Foi nessa busca que encontrou Rui Pato, e através dele, a irmã Isabel e Álvaro, o irmão mais velho, filhos de Octávio Pato, também preso político que se notabilizou na resistência à ditadura.

Apresentado em 2017 no Festival Cinéma do Réel e no IndieLisboa, “Luz Obscura” estreia no dia 10 de maio no Cinema Ideal, onde a realizadora marcará presença em várias sessões. No dia 12 de maio, o Cinema Trindade, no Porto, acolherá uma sessão especial.

Artigos relacionados