“Luzzu”: A odisseia de sobrevivência de um pescador maltês

Depois de ter deslumbrado na estreia mundial no Festival de Sundance 2021, onde ganhou o Prémio Especial do Júri, chega esta quinta-feira (9) aos cinemas portugueses o drama “Luzzu“, a primeira longa-metragem do realizador Alex Camilleri, que narra a odisseia de sobrevivência de um pescador maltês, interpretado por Jesmark Scicluna.

Com uma produção de baixo orçamento e protagonizado por atores desconhecidos, Camilleri, nascido nos Estados Unidos mas de origem maltesa, regressa com este filme ao coração do Mar Mediterrâneo como homenagem ao país onde os seus pais cresceram, fazendo um retrato de uma Malta longínqua do típico cartão postal turístico.

E é esse país que serve de cenário para contar uma história dramática da vida real de Jesmark, um jovem pescador que tenta sustentar a esposa e o filho recém-nascido num ambiente cada vez mais hostil. Luzzu, que dá título ao filme, é uma referência ao tradicional barco de pesca de madeira de Malta, igual ao de Jesmark, pintado de cor vermelho brilhante, azul e amarelo, que enfrenta um vazamento recém-descoberto, o que impede de sair dia e noite.

A juntar a isso, o seu filho recém-nascido foi diagnosticado com um problema de crescimento que requer tratamento, mas custa dinheiro, e nem ele nem a sua esposa podem pagar. Além disso, são tempos ruins para a pesca, em que a captura de certos peixes durante o período de defeso é ilegal e os barcos são controlados aleatoriamente por autoridades, um ataque e tanto a homens que passaram a vida inteira no mar.

Com as restrições impostas pela União Europeia para reduzir a frota e o domínio das grandes empresas, torna-se um trabalho ingrato com o qual é praticamente impossível fazer face às despesas. Um cenário sombrio que faz Jesmark envolver-se numa rede de pesca ilegal no mercado negro, enquanto o seu relacionamento com a esposa não passa pelos melhores dias.

O grande trunfo de “Luzzu” é, sem dúvida, o seu protagonista, Jesmark Scicluna, que atua pela primeira vez diante das câmaras. Este pescador da vida real, observa com um olhar desesperado que aquele barco. que herdou dos seus ancestrais, está com os dias contados diante da ascensão de um capitalismo atroz, dos interesses de alguns poderosos, os quais não se importam com o desaparecimento de uma forma de trabalhar baseada na tradição.

Assista ao trailer legendado de “Luzzu”, um filme que chega aos cinemas nacionais através da distribuidora Legendmain Filmes.

Artigos relacionados