“Madres Paralelas” de Pedro Almodóvar escolhido para abrir a 78ª edição do Festival de Veneza

Madres Paralelas de Pedro Almodovar estreia mundial no Festival de Veneza

A 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, o mais antigo evento cinematográfico do mundo, decorre este ano de 1 a 11 de setembro, e na abertura será exibido o mais recente trabalho de Pedro Almodóvar, o drama “Madres Paralelas“, filme que também irá competir pelo Leão de Ouro, o prémio máximo do festival.

Escrito por Almodóvar durante os meses de confinamento, o filme marca o regresso do cineasta espanhol à sua maior inspiração criativa, a maternidade, um tema com o qual tem obtido sucesso nos últimos anos. E no protagonismo conta novamente com a sua atriz favorita, Penélope Cruz, com a qual trabalhou no recente drama “Dor e Glória“. Do elenco fazem ainda parte Milena Smit, Israel Elejalde, Aitana Sánchez-Gijón, Julieta Serrano e Rossy De Palma.

A história acompanha duas mulheres, Janis (Cruz) e Ana (Smit), que coincidem num quarto de hospital onde vão dar à luz. Ambas são solteiras e engravidaram por acidente. Janis, de meia-idade, não se arrepende e está radiante, mas Ana, uma adolescente, está assustada, arrependida e traumatizada.

Janis tenta encorajá-la enquanto andam pelos corredores do hospital e as poucas palavras que trocam durante essas horas criarão um vínculo muito forte entre as duas, que o acaso se encarregará de desenvolver e complicar de uma forma tão decisiva que mudará a vida de ambas.

“Nasci cineasta em 1983 em Veneza. Na secção Mezzogiorno Mezzanotte. Trinta e oito anos depois, sou chamado para abrir o festival. Não consigo explicar a alegria e a honra e o quanto isso significa para mim sem cair na complacência. Estou muito grato ao festival por este reconhecimento e espero estar à altura”, comentou Almodóvar.

Em comunicado, o diretor do festival, Alberto Barbera, agradeceu ao realizador “por nos ter dado o privilégio de abrir o festival de cinema com o seu novo filme”, acrescentando ainda que “este é um regresso muito bem-vindo a Veneza em Competição para o vencedor do nosso Leão de Ouro 2019 pelo conjunto da sua obra, muitos anos após o sucesso de ‘Mulheres à beira de um Ataque de Nervos’, o filme que marcou o seu triunfo definitivo na cena internacional.”

“Madres Paralelas” junta-se assim a outros títulos já confirmados para a estreia mundial em Veneza, como é o caso de “Duna“, de Denis Villeneuve, “Spencer“, de Pablo Larraín, e “Halloween Mata“, de David Gordon Green, protagonizado por Jamie Lee Curtis, atriz que nesta edição será agraciada com o Leão de Ouro honorário pela sua carreira.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *