Na próxima quinta-feira, 11 de maio, a Midas Filmes estreia nos cinemas nacionais os dramas “Mal Viver” e “Viver Mal“, dois filmes escritos e realizados pelo cineasta português João Canijo, que fizeram a estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim e foram exibidos em abril como parte da programação oficial do Indielisboa.
Na Berlinale, o filme “Mal Viver“, que conta no elenco com Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Nuno Lopes, entre outros, foi distinguido com o Urso de Prata, o terceiro prémio mais importante do festival, atrás do Grande Prémio do Júri e do Urso de Ouro.
A história do filme passa-se num hotel familiar junto à costa norte de Portugal, onde vivem várias mulheres da mesma família de gerações diferentes. Numa relação envenenada pela amargura tentam sobreviver no hotel em decadência. Mas a chegada inesperada de uma neta a este espaço claustrofóbico provoca perturbação e o avivar de ódios latentes e rancores acumulados.
Já “Viver Mal” foi exibido em Berlim em competição na Secção Encontros. Descrito como um espelho do filme “Mal Viver”, em que a imagem reflectida é invertida, e mostra o que só pode ser imaginado no outro filme. Leonor Silveira, Rafael Morais, Beatriz Batarda e Lia Carvalho, são alguns dos nomes que fazem parte do elenco.
No filme, um hotel junto à costa norte de Portugal, acolhe os seus clientes, num fim de semana. Um homem vive dividido entre a atenção a dar à sua mulher e o espaço que ocupa a sua mãe no meio deles, enquanto que uma mãe promove o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o genro, e outra mãe vive através da filha, impedindo-a de tomar as suas próprias decisões. Três núcleos familiares em final de ciclo de aceitação.