O cinema nacional volta a viver mais um momento histórico, pois o realizador João Canijo venceu no passado sábado (25) o Urso de Prata da 73.º Festival de Cinema de Berlim pela longa-metragem “Mal Viver“, um filme que apresenta no elenco Anabela Moreira, Rita Blanco, Leonor Silveira, Cleia Almeida, Beatriz Batarda e Nuno Lopes.
Além da competição oficial, em disputa pelo Urso de Ouro, Canijo também marcou presença em Berlim com o seu outro filme, “Viver Mal“, exibido na secção Encontros, dedicada a “novas visões cinematográficas”.
As duas longas-metragens apresentam histórias interligadas. Enquanto “Mal Viver” conta a história de uma família de várias mulheres, de diferentes gerações, que arrastam uma vida marcada por ressentimento e rancor, “Viver Mal” centra-se nos hóspedes que passam pelo hotel gerido por essas mesmas mulheres.
The Silver Bear Jury Prize goes to “Bad Living” (Mal Viver) by Joᾶo Canijo.
Congratulations!Discover all info on the winners, awards, and juries here: https://t.co/Zq7Yfm5QM8
Tune into the ceremony: https://t.co/RB2z41pKtJ🏆#Berlinale #Berlinale2023 pic.twitter.com/7aJHWjIBiB
— Berlinale (@berlinale) February 25, 2023
No seu discurso na Berlinale, o cineasta português agradeceu à equipa de produção, distribuição e à equipa que o ajudou na criação do filme, “composta quase completamente por mulheres”, destacando em especial a diretora de fotografia Leonor Teles. “Para terminar, [agradeço] às mulheres que me deram a sua vida para este filme, as atrizes, são maravilhosas e deram-me a sua vida”, disse João Canijo.
A estreia nos cinemas nacionais de “Mal Viver” e “Viver Mal” está marcada para o mesmo dia, 11 de maio, com distribuição assegurada pela Midas Filmes.