“Mal Viver”: Filme de João Canijo vence Urso de Prata no Festival de Berlim

O cinema nacional volta a viver mais um momento histórico, pois o realizador João Canijo venceu no passado sábado (25) o Urso de Prata da 73.º Festival de Cinema de Berlim pela longa-metragem “Mal Viver“, um filme que apresenta no elenco Anabela Moreira, Rita Blanco, Leonor Silveira, Cleia Almeida, Beatriz Batarda e Nuno Lopes.

Além da competição oficial, em disputa pelo Urso de Ouro, Canijo também marcou presença em Berlim com o seu outro filme, “Viver Mal“, exibido na secção Encontros, dedicada a “novas visões cinematográficas”.

As duas longas-metragens apresentam histórias interligadas. Enquanto “Mal Viver” conta a história de uma família de várias mulheres, de diferentes gerações, que arrastam uma vida marcada por ressentimento e rancor, “Viver Mal” centra-se nos hóspedes que passam pelo hotel gerido por essas mesmas mulheres.

No seu discurso na Berlinale, o cineasta português agradeceu à equipa de produção, distribuição e à equipa que o ajudou na criação do filme, “composta quase completamente por mulheres”, destacando em especial a diretora de fotografia Leonor Teles. “Para terminar, [agradeço] às mulheres que me deram a sua vida para este filme, as atrizes, são maravilhosas e deram-me a sua vida”, disse João Canijo.

A estreia nos cinemas nacionais de “Mal Viver” e “Viver Mal” está marcada para o mesmo dia, 11 de maio, com distribuição assegurada pela Midas Filmes. Assista aos trailers dos dois filmes:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados