Estreado no Brasil em 23 de dezembro de 2023 e registando a maior bilheteira de um filme brasileiro desde 2020, “Mamonas Assassinas – O Filme” vai chegar agora a Portugal no próximo mês de junho.
O filme biográfico, realizado por Edson Spinello, presta uma merecida homenagem à banda brasileira de rock “Mamonas Assassinas”, formada em Guarulhos em 1995, destacando os primeiros passos dos “5 meninos de Guarulhos que se tornaram eternos” e abordando a trajetória dos integrantes até ao estrelato, desde 1990, quando os Mamonas ainda eram conhecidos como a banda Utopia.
O biopic também mostra momentos icónicos dos bastidores como a gravação do único álbum do grupo, formado por Dinho, Sérgio, Samuel, Júlio e Bento, que inclui sucessos musicais como “Vira-Vira”, “Pelados em Santos” ou “Robocop Gay”, bem como outros momentos até 1996, quando aconteceu o acidente aéreo que vitimou todos os membros da banda e chocou o Brasil.
Naquele ano, ao voltar de um concerto em Brasília, o avião em que a banda viajava chocou contra a Serra da Cantareira e resultou na morte de todos os tripulantes. O acidente ocorreu um dia antes do grupo viajar para Lisboa para o seu primeiro espetáculo em Portugal, onde a banda brasileira também tinha uma enorme legião de fãs.
No filme, o quinteto é retratado por Ruy Brissac, que interpreta o vocalista Dinho, Beto Hinoto como o guitarrista Bento, Rhener Freitas dá vida ao baterista Sérgio Reoli, Adriano Tunes como o baixista Samuel Reoli, e Robson Lima interpreta Júlio Rasec, teclado, percussão e vocais.
“Em Guarulhos na década de 90, Dinho, Sérgio, Samuel, Julio e Bento são garotos típicos da época com pouco dinheiro e muitos sonhos. Eles nem imaginam que o humor debochado e inteligente, tão característico do grupo de amigos, irá mudar as suas vidas para sempre. De algumas tentativas fracassadas ao sucesso absoluto, em pouco tempo, eles tornaram-se o maior fenómeno musical brasileiro da década: os Mamonas Assassinas”, lê-se na sinopse oficial.
“Mamonas Assassinas – O Filme” foi exibido esta quinta-feira, 2 de maio, na abertura da 15ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. Assista ao trailer: